FORMOL RESUMO

600 palavras 3 páginas
FORMOL
O formol se encontra a nossa volta assim como qualquer outra substância tóxica sem nem mesmo repararmos o dano que este composto causa em nosso organismo. O elemento que é um dos derivados do etanol é geralmente base para uma série de produtos químicos.
O Formol ou formaldeído é também conhecido como: aldeído metílico, óxido de metileno e metanal. Entre os aldeídos, o metanal é o principal, ou seja, é o mais usado.
Produção e Utilização
A produção anual de formol é de aproximadamente 21 milhões de toneladas. São muito utilizados em resinas sintéticas, fenólicas e melamínicas nas indústrias de madeiras, papel e celulose, plásticos, esmaltes sintéticos, tintas e vernizes; na indústria têxtil e de fundição; em adesivos, isolantes elétricos, e entre muitos outros. Fontes comuns de exposição incluem ainda o que é liberado pelos veículos, a fumaça do cigarro, o uso de desinfetantes, conservantes e produção e uso de fungicidas e germicidas.
De acordo com o INCA a produção do Formol no Brasil tem experimentado um grande incremento, principalmente a partir da década de 90. Chama atenção a produção dos Estados Unidos que excedeu a 2000 toneladas nos quatro períodos analisados e a do Japão, que excedeu a 1.000 toneladas a partir de 1986. No Canadá, em 1996, a produção de formaldeído foi de aproximadamente 222.000 toneladas.
Nos últimos anos, no Brasil, os salões de beleza têm utilizado extensivamente o formol como alisante capilar nas denominadas escovas progressivas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA proibiu o seu uso nessa função. Por conta de seus agentes químicos que foram classificados como prováveis cancerígenos. Inclui-se também o não uso do Formol em tinturas e descolorantes, shampoos e condicionadores, loções para cabelos, unhas e pele. Sabe-se também que não há utilização de equipamentos de proteção individual ou coletiva.

FORMOL
O formol se encontra a nossa volta assim como qualquer outra substância tóxica sem nem mesmo repararmos o

Relacionados

  • ciclo sabathe
    16432 palavras | 66 páginas