Formodeidos

3087 palavras 13 páginas
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a maioria das mulheres deseja ter unhas belas, fortes e saudáveis. O enfraquecimento é um fator que impede isso, causando quebra, amarelamento e o não crescimento desejado, muitas vezes causado por falta de vitaminas, doenças ou quando as unhas são mal cuidadas.
O formaldeído é um composto claro com várias aplicações, sendo usado normalmente beneficamente como preservativo, conservante ou anti-séptico nas formulações. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos.
Como visto o formol é usado para vários tipos de produtos, sendo um deles produtos indicados para o fortalecimento das unhas. A concentração de formol presente nos esmaltes para fortalecimento das mesmas só é permitido como concentração máxima 5%, porém, a cutícula deve ser protegida com óleo ou cera. O formoldeído se liga às proteínas da cutícula e aos aminoácidos hidrolisados da solução de queratina, formando um filme endurecedor nas unhas, deixando-as fortes e saudáveis.
São várias e graves as reações caso usado em concentrações muito elevadas, inclusive câncer e óbito. Entre as principais reações resultantes do contato com a pele estão irritação, vermelhidão, dor e queimaduras. A inalação pode causar até câncer no aparelho respiratório. Vale destacar que pode ser fatal em altas concentrações.
A biotina é uma das vitaminas do Complexo B, também conhecida como vitamina B7 ou H. Ela é hidrossolúvel (absorvida pelo intestino e levada aos tecidos através da circulação) e precisa ser reposta diariamente porque o corpo não pode armazená-la – o excesso é eliminado pela urina. A biotina é essencial para o bom funcionamento das células do nosso corpo e tem funcionamento semelhante ao de uma enzima, metabolizando as gorduras, os açúcares e as proteínas. Ela age diretamente na formação da pele e tem a função de

Relacionados

  • Formodeidos
    3087 palavras | 13 páginas
  • Compostos Químicos
    462 palavras | 2 páginas