FORMAÇÃO PARA CERIMONIARIO

4458 palavras 18 páginas
FORMAÇÃO
PARA
CERIMONIÁRIOS

ORAÇÃO

Ó Jesus Adolescente, que vivias com o Pai celeste em profunda e filial sintonia, aceita nossa dedicação a serviço da liturgia.
Nosso desejo é tratar com respeito, sem preconceito, as pessoas da comunidade, que contam com teu auxílio na difícil caminhada; dá-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo.
Alimenta-nos com a tua palavra e com os teus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebramos dignamente, com sinais, ritos e movimentos, a salvação que ofereces hoje e sempre em favor da humanidade.
Amém!

1 INTRODUÇÃO
O que é um Cerimoniário?
Cerimoniário é o ministro, ordenado ou não, responsável pela organização das celebrações litúrgicas, entre elas a Santa Missa. Para tal pode haver um, dois ou mesmo uma equipe de cerimoniários, sendo um deles o cerimoniário-mor e os demais cuidam de partes específicas da celebração.
Diferenças de coroinha, acólito, cerimoniário
O Cerimoniário não difere apenas na divisão de funções, como pode, enganosamente, aparentar. O cerimoniário, além da execução do rito, deve prepará-lo, contatando ministros ordinários e extraordinários, equipe de música, liturgia e todos os que auxiliarão na Missa. Deve saber previamente de tudo o que irá acontecer na celebração, para poder conduzi-la e manter a ordem. Já os coroinhas e acólitos, possuem funções determinadas, auxiliando no altar, e não possuem tais responsabilidades.
Divisão de Funções
Em cada celebração litúrgica, cada cerimoniário assume uma função, devendo realizar os atos próprios dela.
Principal: Também chamado de Mestre de Cerimônias ou Cerimoniário-mor, é responsável pelo rito como um todo. Ele deve conhecer profundamente a liturgia e ter em mente como será a celebração litúrgica, estudando antecipadamente o rito. Deve recepcionar o sacerdote, ajudá-lo com suas vestimentas, conferir todos os objetos a serem utilizados, assim como os livros litúrgicos,

Relacionados