FORMAÇÃO ESPECÍFICA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL. POSSIBILITADA PELO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

15043 palavras 61 páginas
1 INTRODUÇÃO

De acordo com o artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para atuar na Educação Infantil é preciso que o profissional tenha no mínimo concluído o ensino médio em nível normal, sendo mais apropriada a formação em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
Sabe-se, entretanto, que ainda há um número significativo de professores atuando em creches e pré-escolas que não atendem a esses requisitos mínimos (Censo 2007). O Programa de formação Inicial para professores em exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL (programa emergencial do Ministério da Educação para proporcionar a habilitação mínima necessária para a prática docente na Educação Infantil) nos mostra essa realidade: quase 13.000 professores cursaram o PROINFANTIL. Ainda em meio a professores com nível superior encontramos profissionais que desconhecem todas as especificidades acerca da aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos, já que nem todas as Universidades oferecem disciplinas específicas na área, e mesmo as que oferecem, o fazem em regime opcional. Segundo Cruz (2010) a formação inicial em nível médio e, preferencialmente, no curso de Pedagogia precisa enfrentar grande desafios. Entre estes, merecem destaque a formação específica, com conteúdos voltados para a prática docente na área e a inclusão de temas relativos à Educação Infantil nas demais disciplinas do curso.
Sabe-se que somente ter formação não garante uma educação de qualidade, há uma grande diferença entre formação e titulação. O titulo não traduz a aquisição de conhecimentos, e sim conhecer como acontece o desenvolvimento integral da criança, dará ao profissional suporte para desenvolver melhor a sua prática, além de uma valorização pessoal e profissional.
Mediar o processo de aprendizagem principalmente de crianças pequenas é uma tarefa que requer dedicação e escuta, entre outros fatores, mas um fator de grande relevância

Relacionados

  • As armas da Pesuasão
    114579 palavras | 459 páginas