FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD

486 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Curso: FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD
Módulo: IIl
Disciplina: PERSPECTIVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Professora: SANDRA TEREZINHA URBANETZ
Aluno: FELICIANO NUNES PROCHERA

O tutor deve ser compreendido como um dos sujeitos que participa prática pedagógica. Suas atividades desenvolvidas a

da distância e/ou presencial

devem contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino- aprendizagem, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico. (MEC, 2007 p. 21).
O tutor não é definido como um repassador de conteúdos, mas como um mediador. Para Masetto (2000), mediação pedagógica é a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um incentivador ou motivador da aprendizagem, como uma ponte rolante entre o aprendiz e a aprendizagem, destacando o diálogo, a troca de experiências, o debate e a proposição de situações.
De uma forma geral, nos cursos desenvolvidos em EAD, todo o estudo é dirigido através de guias didáticos, planos de curso e material didático desenvolvido de forma particular, dialógica e interativa. Isto visa, em uma primeira instância, suprir a ausência do professor e incentivar o diálogo. Ao tutor cabe o papel de prestar todas as informações complementares e esclarecer qualquer dúvida que o aluno tenha com relação a estes materiais, que foram desenvolvidos de forma geral, adaptando as explicações e orientações ao nível cognitivo do aprendente.
Consideradas estas condições, cabe ao tutor facilitador a tarefa de assegurar a eficiência do processo e a eficácia da aprendizagem. Ele é um importante elemento de ligação entre os professores especialistas e os alunos e também entre os alunos e a administração central dos cursos. Ele não precisa ter o domínio de todos os campos do conhecimento envolvidos na aprendizagem desejada pelo aluno.
Entre as competências e habilidades exigidas se destaca uma segura formação psicológica. Ele representa o elemento de apoio e sustentação para os alunos em
todos

Relacionados