FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ESCOLHA PELA ATUAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

5875 palavras 24 páginas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ESCOLHA PELA ATUAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Larisse Regina de Souza Castro* Maria do Socorro C. de Lima**

Resumo

O presente artigo, partindo de reflexões sobre o papel do professor, tem por objetivo discutir as diversas razões pelas quais os alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará optaram pelo curso, se possuíam conhecimento sobre o papel do professor e se pretendiam atuar no ensino básico, uma vez que a formação inicial do licenciado em biologia se dá na preparação para o exercício da docência neste nível de ensino. Os resultados apontam que o perfil dos discentes do curso é bastante variado, tanto quanto a idade quanto ao sexo, e, em geral, o discente de Licenciatura em Ciências biológicas conhece o papel do professor, porém poucos desejam atuar na área docente ou ingressar em cursos de pós-graduação tendo a docência como área.

Palavras chaves: formação de professor, docência no ensino superior, escolha pela licenciatura.

Introdução

A formação de professores no ensino superior é um tema central presente em todas as discussões relativas ao sistema educacional, sobretudo quando se atribui a formação docente uma parcela significativa de responsabilidade sobre a qualidade do ensino oferecidos nas escolas, bem como seu desempenho destacado em contribuir para a resolução de múltiplos problemas que perpassam a sociedade brasileira nesse âmbito.
Todos os avanços que a humanidade conquistou só foram possíveis graças à presença do professor. Essa constatação pressupõe algumas questões sobre a opção da docência como profissão: Como e quando uma pessoa opta por ser professor? Essa escolha ocorre em sintonia com a opção no vestibular pela licenciatura? Ou a licenciatura, na maioria dos casos, representa apenas uma segunda opção de remuneração na vida dos licenciados? Quais as contribuições que o curso oferece para a formação do professor de

Relacionados