FORMAÇÃO DE PREÇO DE SERVIÇO/PRODUTO EM UM ESPAÇO DE COWORKING EM JOÃO PESSOA

6582 palavras 27 páginas
FORMAÇÃO DE PREÇO DE SERVIÇO/PRODUTO EM UM ESPAÇO DE
COWORKING EM JOÃO PESSOA

RESUMO
Os espaços de coworking ainda são poucos difundidos no Brasil, havendo apenas 95 espaços desse tipo em todo o país, na Paraíba, atualmente existe apenas uma empresa que oferece este modelo de serviço. Por ser um conceito novo no cenário nacional, essas empresas apresentam uma certa dificuldade em formar seus preços, muitas vezes até pelo fato de não existirem empresas concorrentes para que se possa tomar como base os preços praticados por elas. O presente artigo analisou o método de formação de preços de um espaço de coworking, levando em consideração fundamentos teóricos, a fim de propor uma nova metodologia. Para tanto foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória e um estudo de caso, com levantamento bibliográfico, de campo. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista estruturada com roteiro pré-estabelecido. Através dos resultados encontrados observou-se que a metodologia de formação de preço do serviço adotada pela empresa apresenta falhas em dois pontos: o percentual de utilização do espaço e a margem adicional aos custos, que acabam influenciando negativamente na saúde financeira da empresa. Desta forma, foi proposta uma nova metodologia para a formação de preço baseada na atual utilização do espaço e determinação da margem adicional baseada na metodologia Mark-up.
Palavras-chave: Formação de preço; Custo; Serviço; Coworking.

1 INTRODUÇÃO
O conceito Coworking, surgiu em 2005 nos Estados Unidos, criado por Brad Neuberg.
Conforme pesquisa realizada pela Deskwant, no Brasil, há pelo menos 95 espaços deste tipo, em um universo de 2498 em todo o mundo. Na Paraiba existe apenas a empresa estudada.
O Coworking é um local onde são oferecidos espaços para que profissionais de diversas áreas possam desenvolver seus trabalhos. Nesses locais, os interessados encontram itens como caixa postal, sala de reuniões e redes de internet. Os coworkings

Relacionados