FORMAÇÃO CONTINUADA: ABRINDO PORTAS E CRIANDO OPORTUNIDADES

677 palavras 3 páginas
FORMAÇÃO CONTINUADA: ABRINDO PORTAS E CRIANDO OPORTUNIDADES

Na realidade atual a formação continuada está sendo vista como uma alternativa para que a educação no Brasil melhore, mais acreditamos que ela não é mais uma opção é sim uma necessidade, uma exigência social e legal, pois há algumas décadas, acreditava-se que, quando terminada a graduação, o profissional estaria apto para atuar na sua área o resto da vida, ter um diploma era suficiente, hoje à realidade é diferente, principalmente para o profissional docente. Este deve estar consciente de que sua formação é permanente e deve obrigatoriamente atualizar-se constantemente com vistas a uma educação que atenda aos interesses sociais.
Hoje a formação continuada dos profissionais da educação, crítica, política e contextualizada, se faz necessária e é considerada como uma das mais importantes alternativas para que a escola deixe de ser uma instituição prestadora do serviço distanciada da realidade, para se tornar a principal ferramenta para formação humana à serviço dos interesses sociais. A formação continuada justifica-se também, devido ao fato do conhecimento não ser estático, estar em constante transformação, principalmente hoje, que se caracteriza como uma sociedade de conhecimentos cada vez mais flexíveis e transitórios. Se assim for feito o professor deixará de ser apenas ouvinte e descobrirá que tem muito a contribuir e não só a aprender.
Além disso, é necessário que a formação do professor em serviço se construa no cotidiano escolar de forma constante e contínua e que possibilite ao professor a visão global da escola, a partir do que acontece dentro das quatro paredes de sua sala de aula. Essa formação também não deve abranger apenas o professor de sala de aula, mas todos os profissionais da educação comprometidos com a transformação da escola que temos. É nesta direção que se faz necessária uma formação continuada do professor entendendo que não há projeto de formação continuada efetivo e voltado

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas