FORMATO DE UMA RESENHA

1899 palavras 8 páginas
Universidade Federal do Pará - UFPA
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCS
Nível: Mestrado em Sociologia
Disciplina: Metodologias Avançadas em Ciências Sociais
Professoras: Profª. Drª. Maria Angélica Alberto do Espírito Santo Profª. Drª. Maria José Aquino
Discente: Richard Douglas Coelho Leão – 2007146025
Belém, 18 de Abril de 2007

Resenha Crítica de ANDERY, Maria Amália Pib Abib et al. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. 6ª. Edição. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo: São Paulo: EDUC, 1986. pp. 179 – 220.

A obra “Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica” tem como objetivo principal visualizar a evolução do pensar científico desde o pensamento grego até a vasta gama de conhecimentos com as quais nos deparamos nos dias atuais.
Neste sentido, foram separados três momentos, ou tentativas de se analisar as formas de evolução do conhecimento humano a partir da perspectiva do desenvolvimento do humanismo helenista do século XVI: a perspectiva do uso da razão e da experiência de Galileu como forma de quebrar os mitos construídos pela escolástica de São Tomás de Aquino, o uso do recurso da dúvida e do mecanicismo cartesiano e a aplicabilidade deste mecanicismo no campo do pensamento a partir da visão de mundo de Thomas Hobbes.
Em relação ao capítulo nono da obra, as autoras buscaram a percepção de ciência de Galileu Galilei a partir da busca pela explicação dos fenômenos existentes no universo e que eram explicados, na maioria das vezes por meio do senso comum, sem o apuro científico necessário diante do objeto e sem um método definido para trabalhar este objeto.
Baseado nas leituras de Euclides e Arquimedes, Galileu foi se aproximando dos estudos matemáticos como forma de explicitar a sua discordância com a visão aristotélica de mundo, que parte da união indissociável entre o céu e a terra e se apoiava em pressupostos do senso comum, pois acreditava serem especulativos os postulados até então dominantes e passou a

Relacionados