FORMATADO Trabalho Psicologia Construtivista

1662 palavras 7 páginas
Psicologia Construtivista
Fases do Desenho

BAURU
2015

Psicologia Construtivista
Fases do Desenho

Trabalho da disciplina Psicologia Construtivista embasado nas teorias Jean William F. Piaget, Florence de Mèredieu e Georges Henry Luquet.

Bauru
2015

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é abordar as teorias das diversas fases do desenho infantil, propostas pelos autores Piaget, Luquet e Méredieu.
Segundo Piaget essas fases são divididas em cinco estágios: estádio sensório-motor, estádio pré-operatório, estádio operacional concreto, estádio operacional formal.
Para Luquet, considerado o pioneiro no estudo do desenho infantil, a divisão acontece em quatro fases: realismo fortuito, realismo gorado, realismo intelectual, realismo visual. Méredieu por sua vez estabeleceu as seguintes divisões: o rabisco, a figura do boneco e o traço do signo. A partir desses autores foi estabelecida uma relação entre a teoria e a realidade, através das coletas de desenhos.

Palavras-chave: Infantil, Desenho, Fases.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1 FOLHA E MEIA NO MAXIMO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
5 ANEXOS 12

1 INTRODUÇÃO

Desde o nascimento da criança, sabe-se que o desenvolvimento motor segue algumas etapas, onde as mesmas foram definidas por alguns estudiosos. É através do desenho que a criança cria, recria e integra a sua imaginação com a realidade do mundo exterior, estabelecendo assim uma comunicação. Entre todos os autores, alguns merecem destaque:
Jean William Fritz Piaget nasceu no ano 1896 na Suíça, ao longo da sua trajetória obteve uma formação solida e centrada no método clinico. Durante uma fase da vida procurou entender a logica da criança através do seu pensamento. Publicou alguns livros nesse segmento, e veio a falecer em 1980.
Segundo Piaget os estágios do desenvolvimento psíquico são:
Estádio sensório-motor (0 a 2):

Relacionados