Formas paraheterônomas e heteronômas de soluçaõ de conflitos

444 palavras 2 páginas
Fórmulas Paraeterônomas
A solução de conflitos coletivos por via paraeterônomas se caracteriza pela intervenção de um terceiro imparcial no conflito com intuito de apenas acelerar a concordância entre as partes, ocasionando assim, o surgimento dos conceitos de conciliação e mediação em torno dessa ocasião. Segundo Martinez (2013) conciliação e a medição são termos sempre utilizados nas bases que tratam dos métodos de enfrentamento de conflitos, onde a palavra mediação destaca o fato de que a autocomposição não é direta, existindo um terceiro que fica no meio das partes conflitantes e que atua de forma imparcial. No entanto, por outro lado a palavra conciliação dar ênfase ao objetivo deste terceiro, que busca promover a concordância de ideias entre as partes. Neste contexto, é importante identificar o conceito entre conciliação e mediação, nos quais variam em determinadas situações consideráveis, sendo encontradas denominações em sentidos opostos e em outros casos como sinônimos.
Conforme a denominação abordada e a dependência do caso, o conciliador ou o mediador, na forma de solucionadores do conflito podem ter ações mais amenas ou mais belicosas no processo. Porém, vale ressaltar que independentemente dos conceitos abordados sobre conciliação ou mediação, a participação de um terceiro produz efeitos visíveis nesses processos de autocomposição assistida para solucionar os conflitos da melhor forma possível, que satisfaça os dois lados.
Conciliação e medição
Martinez (2013) define a conciliação por via paraeterônoma como o método de solução de conflitos pela qual o terceiro imparcial tenta aproximar os litigantes envolvidos nos conflito mais restritos, ou seja, que ocorrem nas relações individuais de emprego. Já a mediação, por outro lado, é definida como o método de solução de conflitos por via paraeterônoma pelo qual o terceiro imparcial tenta aproximar os litigantes envolvidos nos conflitos mais amplos, ou seja, que ocorrem nas relações coletivas de

Relacionados

  • Desjudicialização: Conflitos Coletivos do Trabalho
    118901 palavras | 476 páginas