FORMAS PARA VOC PURIFICAR E TRATAR AGUA E SOBREVIVER

958 palavras 4 páginas
09 FORMAS PARA VOCÊ PURIFICAR E TRATAR AGUA E SOBREVIVER.

Nesta postagem falaremos de formas de tratamento de agua, muitas vezes o cidadão é obrigado a lidar com agua impura ou sob risco de estar contaminada e que requeira cuidados para ser utilizada. Se você acampa ou se for pego em uma situação onde a agua não seja segura para o consumo, ou duvidosa, purifique antes de beber, mesmo que vá usar para cozinhar ou vá misturar um suco ou outra solução do tipo.

Tomo por agua contaminada toda aquela que possui elementos prejudiciais ao consumo humano, sejam eles químicos, biológicos ou simplesmente a água de origem desconhecida ou captada por calhas, lonas e outros meios de coleta.

FILTRAGEM

Nesta etapa se elimina a maioria dos agentes que possuem tamanho suficiente para se prender nas malhas do filtro, geralmente não é eficiente contra bactérias nocivas e agentes microscópicos ou químicos. Serve basicamente para eliminar a sujeira aparente da agua.

01- Você pode usar um filtro de café, muito simples e portátil, vai retirar boa parte da sujeira grossa da agua. Um lenço, bandana, camiseta ou até outros tecidos tem exatamente a mesma função, usado principalmente no momento da coleta.

02- Filtros improvisados com elementos naturais. Usam pedras, areia e uma malha bem consistente de outros elementos naturais atém de carvão. Muito mais eficaz que um simples pano, este filtro vai atuar em partículas menores e até em alguns agentes contaminantes químicos, já que o carvão tem a característica de se fundir a outras moléculas. Deve-se tomar muito cuidado com o saturamento do dispositivo improvisado, que depois de um certo tempo começa a dispensar agentes contaminantes ao invés de retê-los.

03- Filtros industriais, estes são os que você compra em mercados e casas especializadas. Geralmente possuem componentes específicos, como carvão ativado ( mais potente que o carvão de brasa), nitrato de prata para reter químicos e malhas finíssimas, capazes de conter a sujidade

Relacionados

  • Ministério do Espirito Santo
    74666 palavras | 299 páginas
  • A história concisa da Filosofia
    197550 palavras | 791 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas