Formas do conhecimento: mito e religião, senso comum, filosofia, ciência e arte

Páginas: 2 (476 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Dentre as diversas formas de conhecimento, destaca-se o senso comum, saber popular ou empírico. Dickmann e Dickmann (2008, p. 70) afirmam que “o saber popular é entendido como aquele adquiridonas lutas, que não está escrito nos livros, fruto das várias experiências vividas e convividas em tempos e espaços diversos”. Ou seja, produto da interação do ser humano com o mundo, onde o focoprincipal é a experiência. Aprendizado diários, absorvidos com facilidade. Assim como os demais tipos de conhecimento, deve ser valorizado e levado em conta na construção dos saberes.
Para Ander-Egg(1978), as características do conhecimento popular são: "superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico". Superficial pelo fato que não suscita dúvidas, não é validade por uma validadetécnica ou científica. Sensitivo por ignorar outros fatores racionais. Subjetivo pois varia de pessoa para pessoa, não se estabelece um padrão. Assistemático devido ao processo ser construído à medidaque os fatos acontecem, não é um sistema técnico seguido à risca. E acrítico que admite ser o que parece ser, sem uma opinião mais crítica, não admitir dúvidas.
Ainda, torna-se as vezesautocontraditório, uma vez que pode ser inconsistente e falho na essência de sua consistência.
Na escola onde a construção de conhecimentos é a ideia principal, há de se repensar e valorizar esse tipo deconhecimento, onde o científico ainda predomina. Sujeito e prática são dissociados, o discurso que reproduz as ideologias dominantes só retroalimenta o sistema. Quando se ouve que as crianças mudaram enão são mais como antes (que bom que elas também mudaram, assim como o mundo!) e que a escola tem que se adaptar e não sabe como e nem por onde começar; não basta modificar apenas o conteúdo teórico,mas também o “currículo oculto”, refletindo suas consequências nas mentes envolvidas. Trazer um espaço de valorização do saber de cada um dos envolvidos, que é um elemento muito dinâmico e quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é filosofia
  • Senso Comum, Mito e Filosofia
  • Senso comum, mito e filosofia
  • Mito, Filosofia e Senso Comum
  • Ciência, Religião e Senso Comum
  • Mito Senso Comum e Filosofia
  • A relação da Filosofia com o Mito, Religião, Ciência e Arte.
  • A Filosofia/A ciência/O senso comum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!