Formas de Reter Talentos

Páginas: 17 (4212 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Universidade da Região da Campanha – URCAMP
Campus Universitário de Caçapava do Sul – RS
Curso de Administração – 6º Semestre
Disciplina: Gestão de Pessoas II
Profº. Eraldo Vasconcelos



Anderson Leivas
Carolina Chaves









Formas de reter talentos nas organizações










Caçapava do Sul
2011
Introdução

As empresas atualmente além de se preocupar com aprodutividade e a qualidade oferecida para seus clientes e a competitividade no mundo globalizado, precisam estar atentas no que realmente faz a diferença para a organização: as PESSOAS que nela trabalham. Os talentos já existentes ou aqueles que serão desenvolvidos necessitam ser vistos como o maior patrimônio da empresa, agregando cada vez mais valores aos funcionários, deixando de ser “custos”como ainda são classificados por algumas.
Para uma empresa ter sucesso é fundamental atrair e reter talentos, porém enganam-se os que acreditam que manter talentos tem a ver somente com altos salários. Reter talentos consiste em transformar a organização inteira para criar um bom ambiente de trabalho e com qualidade para que as pessoas queiram entrar e permanecer.
Crescer em um mercadocompetitivo como o de hoje é uma arte. E mesmo para quem consegue estar entre os destaques de qualquer área, existe um grande desafio a cumprir: perpetuar o sucesso e manter-se na dianteira. Entre os desafios do futuro está aumentar a produtividade e encarar a concorrência, mas sem perder de vista dois fatores cruciais: motivar e reter talentos.














Reter talentos: a difícilmissão

Tantas polêmicas envolvem este contexto, que obstante aos fatos que espreitam as atitudes de visionários, encaramos uma realidade onde as contribuições no contexto organizacional passam a ser recursos que propiciam inevitavelmente a sustentabilidade da empresa.
Em muitos setores, a busca por profissionais especializados ou com competências específicas tem sido uma tarefa árdua. Atrair ereter os profissionais mais promissores, reduzir a margem de rotatividade organizacional em momentos de forte concorrência e ainda ter força para conquistar os talentos em potencial exige atenção de todos os envolvidos na gestão, não só do RH.
Independentemente de programas sistemáticos e ferramentas sofisticadas para esse fim, maturidade para avaliar com rapidez os movimentos do mercado ecapacidade de agir com eficácia na correta avaliação do capital humano disponível em uma organização e nas estratégias para potencializar esse contingente de talentos é fundamental. Para alguns segmentos, acertar na hora de promover alguns novos gestores e, claro, nas novas contratações, é ponto crucial. Setores onde a demanda exige resposta rápida, ter a pessoa certa é questão de sobrevivência donegócio.
. Quando falamos em retenção de talentos, estamos falando também de valorização, reconhecimento, alcance de objetivos e porque não da estratégia de sucesso dos novos tempos. É lamentável que alguns gestores ainda não tenham percebido que oportunidades de crescimento, reconhecimento e recompensa, promoções, planos de remuneração diferenciados e autonomia para exposição de novas idéiasrepresentem em alta escala o ideal fluxograma de equilíbrio para as perspectivas da organização e de seus colaboradores.
Não podemos, é evidente, estender processos de retenção de talentos parecidos para todas as organizações, visto que cada uma possui uma cultura diferenciada que necessita de um conhecimento analítico de sua natureza e realidade, para que somente assim possa enxergar, a médio e longoprazo, os caminhos que representarão o que realmente define uma direção contextualizada em bases sólidas de reflexão da sua capacidade.

Muitas vezes, as empresas sentem-se retraídas e não conseguem perceber de onde vem essa falta de gás para seguir adiante na luta pela posição no mercado. Profissionais produtivos são mais felizes e realizados individualmente e, juntos, dentro do ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas de Reter Talentos
  • A Importância do Plano de Carreira como Forma de Atrair e Reter Talentos
  • Reter talentos
  • Como reter talentos
  • DIFICULDADE DE RETER TALENTOS NAS EMPRESAS
  • Projeto para atrair e reter talentos
  • Treinar e reter talentos
  • Como reter talentos na organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!