Formas de Pagamento do Salário

Páginas: 10 (2296 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Etec






Formas de Pagamento











São Paulo, 2014






Sumário




Introdução:

Este trabalho é sobre as formasde pagamento, seus sistemas, componentes de remuneração, junto com alguns artigos da CLT, risco de se realizar o pagamento em cheque, melhor forma de realiza-lo e a forma de como altera-lo. O objetivo desse trabalho é de esclarecer, ensinar e sanar dúvidas sobre o tema.
















Sistemas de pagamento:

Nosso ordenamento jurídico permite três tipos de sistema depagamento de salário: por unidade de tempo; por produção e; por tarefa.

Por unidade de tempo:

Salário por tempo, é aquele pago em função do tempo que o trabalho foi prestado ou o empregado permaneceu à disposição do empregador.

Neste sistema, leva-se em conta as horas e minutos em que o empregado esta à disposição do empregador, sem levar em conta o resultado do trabalho, isto é, não énecessário que se tenha produção. O empregado ganha pelo tempo que ficou a disposição do empregador.

Dentro deste sistema, o empregado pode receber seu pagamento das seguintes formas: por mês; por quinzena; por semana; por dia; e, por hora trabalhada.

- Por Produção:

Salário por produção é aquele calculado com base no número de unidades produzidas pelo empregado. Calcula-se apenas o resultadoobtido no período trabalhado, sem considerar o tempo gasto. É o caso do pagamento por comissão ou por unidade produzida.

O objetivo do pagamento por produção é estimular a produção do empregado, incentivando assim o aumento da produtividade.

No pagamento por produção, é possível que o salário seja fixado exclusivamente por produção, desde que esteja assegurado o pagamento do salário mínimo aofinal do mês, como exige a Constituição Federal, ou seja, o empregado tem assegurado o ganho do salário mínimo e, receberá também a quantia relativa ao resultado de sua produção. Quanto mais produzir, maior vai ser seu ganho ao final do mês.

- Por tarefa:

O pagamento por tarefa, é uma mescla dos dois sistemas vistos anteriormente. Salário por tarefa é aquele pago com base na produção doempregado, mas, pela economia de tempo há uma vantagem.

O empregado ganha um acréscimo no preço da tarefa ou é dispensado, quando cumpre as tarefas do dia, do restante da jornada.
















Componentes da remuneração:

- Abonos:

Abono significa adiantamento em dinheiro, antecipação do salário a ser pago.

Os abonos podem ser compensados em reajustes futuros.

-Adicionais:

Adicional, no sentido comum, significa algo que acrescenta. 

No sentido jurídico, adicional é um acréscimo salarial que tem como causa o trabalho em condições mais gravosas para o empregado.

São adicionais:

• Adicional por hora extra:

Jornada de trabalho é o período no qual o empregado fica à disposição do empregador. Esse período é normalmente ajustado entre oscontratantes. O tempo que exceder à jornada normal, será considerado hora extraordinária, que deverá ser remunerada com acréscimo de, no mínimo, 50%.

• Adicional noturno:

É considerado trabalho noturno o executado entre as 22 horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte. Neste período a remuneração terá um acréscimo de 20%, calculado sobre a hora diurna.

A lei fixou a hora noturna como sendocomputada a cada 52 minutos e 30 segundos.

• Adicional de insalubridade:

O trabalho realizado em ambiente considerado insalubre, isto é, que atente contra a saúde humana, acima dos limites toleráveis, é remunerado com adicional de 40%, 20% ou 10%, calculado sobre o salário, conforme o grau de insalubridade mínimo, médio ou máximo.

• Adicional de periculosidade:

É o adicional devido ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas de Pagamento
  • Forma de pagamentos
  • Salarios e adicionais; folha de pagamento
  • Prazo de pagamento de salario
  • Formas de Pagamento do Comércio Exterior
  • Formas de pagamentos indiretos
  • Formas de pagamento no comercio exterior
  • FORMAS DE PAGAMENTO INDIRETO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!