Formas de implementação da filosofia de gerenciamento de projetos em organizações de pequeno a médio porte

Páginas: 10 (2284 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Matriz de atividade individual*

Módulo:2
Atividade:individual
Título: Formas de implementação da filosofia de gerenciamento de projetos em organizações de pequeno a médio porte
Aluno:Andréia Paula Zarat Tavares
Disciplina:Gestão de Projetos
Turma:GPTEAD_T0030_0214
Introdução

Projeto é “Processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas comdatas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”.

No contexto acima, verificamos que o planejamento e o gerenciamento de projetos estão presentes, senão em todas, quase todas as atividades desenvolvidas em nosso cotidiano, tais como: trabalho, laser, relacionamento entre outros. Sendo assim, nãopoderia ser diferente a adoção de tais práticas pelo mundo corporativo.

Na construção de uma linha do tempo sobre o gerenciamento de projetos não se pode afirmar quando exatamente na história relatamos o surgimento, porém, para alguns autores, projetos vêm sendo realizados desde os primórdios da civilização. A construção das Pirâmides do Egito, depois de 2780 a.C. [Vicentino 1997], porexemplo, foi um grande projeto. Passando por outros grandes tópicos de nossa história, tais como: Grandes Navegações, Revolução Industrial, Fordismo, Taylorismo, as Guerras Mundiais (I e II), entre outros, o gerenciamento de projetos sempre esteve presente no cotidiano da humanidade, às vezes em paralelo com sua história, às vezes modificando e dando novos rumos na história das sociedades.

Em1969, no auge dos projetos espaciais da NASA, um grupo de cinco profissionais de gestão de projetos, da Philadelphia, Pensilvania, nos EUA, se reuniu para discutir as melhores práticas e Jim Snyder fundou o Project Management Institute – PMI (EUA). O PMI é a maior instituição internacional dedicada à disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetosatualmente.

Na atualidade, o gerenciamento de projetos vem se consolidando cada vez mais. As organizações sabem que precisam gerenciar projetos para obterem sucesso. O PMI estima que aproximadamente 25% do PIB mundial são gastos em projetos e que cerca de 16,5 milhões de profissionais estão envolvidos diretamente com o gerenciamento de projetos em todo mundo. Este volume de projetos e as mudançasno cenário mundial, cada vez mais competitivo, impactam na necessidade cada vez maior de resultados mais rápidos, com melhor qualidade e custo benefício.

No contexto, serão analisadas, a seguir, como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos. Uma vez que os projetos devam ser conduzidos por empresas com recursos, financeiros ehumanos, disponíveis para tal finalidade, bem como valores que justifiquem a condução dos mesmos.

Modos e meios de implantação

O PMI, através de sua publicação o Project Manegement Body of Knowledge (PMBOK) coloca a disposição dos interessados uma relação de boas maneiras e ferramentas relacionadas à filosofia de implantação de gerenciamento de projetos. Porém o conhecimento apenas não é osuficiente para implantação da filosofia. Faz-se necessário, além do conhecimento, a visão e a execução.

Entre as ferramentas citadas, o PMBOK estabelece as 9 (nove) áreas do conhecimento a serem abordadas para a implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos, que são:
1. Gestão de integração do projeto
2. Gestão do escopo do projeto
3. Gestão de tempo do projeto
4. Gestão decustos do projeto
5. Gestão da qualidade do projeto
6. Gestão de recursos humanos do projeto
7. Gestão das comunicações do projeto
8. Gestão de riscos do projeto
9. Gestão de aquisições do projeto

Algumas vezes a falsa realidade de ter que manter uma estrutura “FULL” para a gerência de projetos inibindo assim, as pequenas empresas de adotarem tal filosofia de implantação desta....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!