Formas de implantação da filosofia de gerenciamento de projetos em empresas de pequeno e médio porte.

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
Matriz de atividade individual

Módulo: Da iniciação ao encerramento do projeto
Atividade: Apresentação de Atividade Individual.
Título: Formas de implantação da filosofia de gerenciamento de projetos em empresas de pequeno e médio porte.
Aluno: Fernando Devicari
Disciplina: Gestão de projetos
Turma: EaD
Introdução
A realidade atual vivida pela maior parte das empresasmundiais é a alta competitividade, seja uma empresa de produção de bens materiais ou de prestação de serviços. A elevada exigência por mudanças constantes, flexibilidade, alta qualidade, e vários outros fatores associados ao novo modelo de produção, mostram a importância de mudar o posicionamento atual da indústria. Como mencionou Goldratt (1989), uma nova mentalidade adaptada a nova realidade já nãoé uma questão de se diferenciar da concorrência há muito tempo, é sim, uma questão de sobrevivência a médio e longo prazo. O mesmo chamou essa nova cultura empresarial de corrida pela vantagem competitiva, pois inclui um processo de aprimoramento contínuo, buscando a cada dia melhores resultados através de novas e melhoradas metodologias. O gerenciamento de projeto é uma delas.
Neste cenário,surgem as pequenas e médias empresas (PME’s). De acordo com o SEBRAE, uma empresa de pequeno porte possui de 20 a 99 funcionários caso seja uma indústria. Já uma empresa de médio porte não pode possuir mais de 499 colaboradores. Pelas suas dimensões, as PME’s podem possuir menor volume de capital para investir em algum moderno software capaz de auxiliar no gerenciamento dos seus projetos, ou aindanão contar com colaboradores em quantidade suficiente para implantar um Project Office (PO), por exemplo. Por outro lado possui baixo índice de inércia organizacional, podendo, desta forma, mudar a filosofia da empresa com muito mais facilidade. Além disso, é mais simples localizar e resolver os problemas que irão surgir durante o processo.
Mas, de acordo com Gonçalves (2009), o que é visto hojeneste meio são empresas geralmente desfocadas, utilizando rotinas tradicionais com alta susceptibilidade as variações do mercado, dificuldade de aceitação de mudanças, além da falta de planejamento em longo prazo. Para estas empresas tornar-se-á imprescindível evoluir e estabelecer métodos inovadores para se tornarem competitivas. De fato, ao se pesquisar em sites de entidades referenciais como aIBM, é visto que os temas relacionados às mudanças tecnológicas determinam a necessidade da inovação na administração de pequenos negócios.
A partir deste ponto surgem questionamentos quanto à aplicabilidade dos métodos atuais de gerenciamento de projetos nestas empresas, pois as incertezas envolvidas neste processo são muito grandes. Uma das instituições regulamentadoras mais aceitas hoje, oPMI, tem em seu livro, intitulado PMBOK, a metodologia de gerenciamento detalhada para ser utilizada como modelo no gerenciamento de projetos. Neto (2012) explica que esta metodologia se mostra bastante complexa para ser utilizada em uma empresa de pequeno porte. Desta forma surge a necessidade de implantar estes processos de maneira funcional e de fácil absorção por parte da cultura das empresascomo um todo, lembrando que deve-se conhecer a importância da assertividade na aplicação para que não sejam desperdiçados tempo e dinheiro, o que poderia significar a sobrevivência desta empresa.

Modos e meios de implantação
Segundo Vargas (2007, apud Neto, 2012), a solução para a implantação da filosofia de gerenciamento de projeto em pequenas e médias empresas seria resumir ou eliminar algunsprocessos existentes no PMBOK. Dependerá do ambiente e do processo praticado pela empresa quais seriam os processos adequados a serem utilizados ou eliminados. Nasce assim um modelo de metodologia mais simples e personalizada, tornando mais fácil, rápida e barata a implantação da nova filosofia de trabalho.
Mesmo resumido, o modelo final ainda deve obedecer às cinco fases de projeto do PMBOK....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!