Formas de energia

Páginas: 24 (5961 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
Formas de energia
A energia, uma das maiores grandezas físicas, é fundamental para o desenvolvimento e comodidade do homem no mundo moderno em que vivemos. 
Elementos como o Sol, a água e o petróleo fazem parte do nosso cotidiano e são fontes de energia, cujas utilizações são importantes para nossas vidas.
A energia depende da sua forma de manifestação para ser identificada, porque existemvárias formas de analisar e se encontrar a energia.

Algumas Formas de Energia:
Energia das ondas

A energia das ondas ou ondomotriz provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente.
A instalação de equipamentos técnicos capazes de gerareste tipo de energia ocorreu pela primeira vez no dia 23 de setembro de 2008 em Portugal, no Parque de Ondas da Aguçadoura, a cerca de três milhas náuticas de Aguçadoura, no município da Póvoa de Varzim.
A energia das ondas é uma fonte de energia renovável que resulta da transformação da energia contida nas ondas marítimas em energia elétrica. Este tipo de tecnologia, embora não se encontredisponível de forma comercial, tem vindo a ser desenvolvida desde os anos 70 num conjunto de países com potencial para explorar este tipo de energia, que incluem o Reino Unido, Portugal, Noruega, Japão.
Ao contrário do que acontece na energia eólica, existe uma grande variedade de tecnologias em desenvolvimento para a produção de energia das ondas, que resultam das diferentes formas em que a energiapode ser capturada e também das diferentes profundidades e características geológicas das localizações escolhidas. Desta forma podem ser encontrados mais do que uma centena de sistemas de energia das ondas em diversas fases de desenvolvimento.
Para além de um conjunto de protótipos em fase de teste, existem em operação há cerca de 10 anos duas centrais de Coluna do tipo costeiro em operação naEuropa. Uma delas, a Central de Ondas do Pico, está localizada na ilha do Pico, Açores, sendo utilizada para investigação pelo Centro de Energia das Ondas - Wave Energy Centre. A outra está localizada na ilha de Islay na Escócia, sendo utilizada pela Voith Hydro Wavegen.
Mais recentemente têm sido testados protótipos flutuantes para serem utilizados longe da costa. Em 2004 foi testado umprotótipo da AWS na Aguçadoura, Portugal, no mesmo local onde em 2008 seriam testados 3 dispositivos Pelamis. Grande parte dos testes mais recentes de protótipos de energia das ondas tem ocorrido no European Marine Energy Centre nas ilhas Orkney na Escócia.

Como funciona a energia das ondas.

Energia hidráulica

A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energiapotencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, oude um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.
A potência hidráulica máxima que pode ser obtida através de um desnível pode ser calculada pelo produto:



Em unidades do sistema internacional de unidades (SI)
Potência(P): Watt(W)
Queda(H): m
Densidade (ρ): 
Vazão volumétrica(Q): 
Aceleração da gravidade(g):
É necessário que haja um fluxo deágua para que a energia seja gerada de forma contínua no tempo, por isto embora se possa usar qualquer reservatório de água, como um lago, deve haver um suprimento de água ao lago, caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada (ver equação acima). As represas (barragens) são nada mais que lagos artificiais construídos num rio, permitindo a geração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas de energia
  • Formas de energia
  • Formas de energia
  • Forma de energia
  • Formas de energia
  • Formas de energia
  • formas de energia
  • Formas de Energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!