FORMAR ESCRITORES ATRAVÉS DA LEITURA

3627 palavras 15 páginas
FORMAR ESCRITORES ATRAVÉS DA LEITURA

Wellington Queiroz Fernandes

RESUMO: Escrever e ler são duas ações conectadas que não podem se desvincular por ser cada uma o fulcro uma da outra, pois só há eficácia do sujeito numa ou noutra, pois, se este tiver boa desenvoltura principalmente na leitura, por exemplo, o destaque na produção de texto é notável. Já que a leitura traz práxis do conhecimento, aumento de experiências culturais, interação com a ortografia e enfim intimidade com os signos linguísticos, os quais são os instrumentos básicos e essenciais para produzir mensagens com sentido ou constituírem comunicação. Percebe-se que o hábito de ler traz desenvoltura na leitura.
Talvez seja a falta desta cultura que faz com muitos na atualidade sejam considerados analfabetos funcionais, pois apresentam dificuldades em compreender o que lêem por não ser as letras ou signos um elemento usado constantemente. Destarte, é relevante enfatizar a importância de ler e escrever em sala de aula e em casa por ser a eficácia desta deriva da prática e dedicação diária, pois do contrário não há eficiência, o que por sua vez instiga os educadores a mudarem o seu papel enquanto mediadores e do mesmo modo a família por ser a primeira instituição da sociedade responsável pela formação do filho(a). Deste modo, tanto escola quanto família devem se dar as mãos para efetivação de novas metodologias no ato de ensinar ou formar educandos/filhos na leitura e na escrita. E a Unidade Escolar deve perceber estes saberes como algo dinâmico, prazeroso e não estático e enfadonho como tenho durante décadas através da ênfase na gramática, a qual é a estrutura da língua e não a linguagem utilizada cotidianamente pelos usuários da língua.

PALAVRAS-CHAVE: Escrita, Leitura, escritor, leitor e educador.

ABSTRACT: Writing and reading are two things that can not be connected to untie each be the focus of one another, because there is only effective in one or another subject,

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas