Formando professores para ead

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2014


Viviani Karina Germano da Silva







“Formando professores para educação à distância”





















São Paulo
2013
FORMANDO PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Viviani Karina Germano da Silva

RESUMO

A educação à distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai dando lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendopossibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente. Como elemento central noprocesso ensino/aprendizagem, portanto, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Realiza-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação a distância online, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional.
Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégiasadequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca responder a questões pontuais, tais como: Em que consiste o ensino do tutor? Quais seriam seus papéis e funções? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância online?
Hoje a universidade que não da ênfase a educação a distância não obterá êxito.


Palavras-chave: Educação a Distância;Formando Professores Para Educação a Distância.












1 INTRODUÇÃO

Os surgimentos das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação à distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai dando lugar parafontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquelaconhecida historicamente. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, portanto, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Realiza-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação a distância online, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional.
Além de discutir osobstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca responder a questões pontuais, tais como: Em que consiste o ensino do tutor? Quais seriam seus papéis e funções? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância online?
O papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele setorna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.
Poderemos também oferecer cursos predominantemente presenciais e outros predominantemente virtuais. Isso dependerá da área de conhecimento, das necessidades concretas do currículo ou para aproveitar melhor especialistas de outras instituições, que seria difícil contratar.
O objeto desta pesquisaserá o educando, com o objetivo de identificar o perfil do aluno que escolhe a Educação a Distância - EAD, como modalidade de ensino de graduação.
A crescente demanda dos cursos de modalidade EAD e a crescente procura pelo mesmo, gera a necessidade de se conhecer melhor estes alunos, bem como sua realidade cultural-sócio-econômico.
Este trabalho pretende-se fazer um levantamento e analisar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formandos em ead
  • O Professor na EaD
  • Professor na EAD
  • Relação professor-aluno na ead
  • o papel do professor na EAD
  • Ead na formação continuada de professores
  • Ead e os múltiplos papéis dos professores
  • Desafio na formação de professores na EAD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!