Formaaçao educacional para a formaçao social

746 palavras 3 páginas
Introdução A educação é um processo em constante mudança como pode ser observado em sua própria história. Essas mudanças ocorrem em consequência das transformações sociais. Nesse sentido, apresentamos o presente trabalho, abordando a Educação na sociedade em transformação, a função do professor e a importância da prática pedagógica para a formação de indivíduos éticos e politicamente esclarecidos. Para tanto, mostramos como o Estado precisa valorizar o professor para que este cumpra sua função com maior eficácia.
Formação educacional para a formação social. O aluno que temos hoje não é o mesmo da década de 60, por exemplo, sentado quieto em sua carteira com sua atenção toda para o quadro negro e ao que o professor (a) falava. Havia naquela época outro modelo de família, aquele que o pai trabalhava somente e a mãe por sua vez ficava em casa cuidando dos filhos. Havia uma responsabilidade recíproca da educação das crianças: família e escola. O professor era visto como sinônimo de respeito; os pais acatavam com seriedade o que era dito a respeito do seu filho por parte do professor.
As crianças que estão nas escolas hoje estão inseridas em um mundo tecnológico, digital, e tudo com muita facilidade de acesso, e a escola ainda está no seu modelo tradicional, tanto a estrutura física como pedagógica. Poderíamos até dizer que para uma criança de apenas três anos que tem computador em casa, joga, assiste a programação que deseja a escola para essa criança é pouco atrativa. A escola deveria trabalhar os conteúdos de forma intertextualizada. Usando vários meios para transmitir os conhecimentos, tais como: teatro, visita a exposições, cinema. Deve se usar recursos tecnológicos em prol da educação. Nessa era digital, as crianças não dão mais conta daquelas aulas monótonas, em fileiras apenas como ouvintes e com deveres de casa. Para as crianças a aprendizagem deve acontecer de forma prazerosa, dentro da sua realidade, tem que aguçar a sua curiosidade. Afinal a

Relacionados

  • Didatica Do Ensino De Langua Portuguesa 1360182473
    18337 palavras | 74 páginas