Formaçao social e economica do brasil

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2011
Universidade Anhanguera

Unidade 1- Belo Horizonte

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Turma B - Grupo III - período 2011/2

Turma:B

Formação Social, Economia e Política do Brasil


Introdução
Este texto delineia a descoberta do Brasil sendo que ela não foi feito pelos Portugueses, que quando chegaram ao Brasil já havia vários povos indígenas, iremos relatar sobre a era de Getúlio Vargase os pontos negativos e positivos dos dias atuais.
Como foi feita a ditadura Militar, como viviam os índios, como e quando foi assinada a Lei Áurea.
Iremos enfatizar sobre a Era de Getulio Vargas, período da ditadura militar no Brasil, fala da liberdade de expressão oculta na época da ditadura militar e as questões políticas dos governos Eleições diretas no âmbito municipal e estadual.

Operíodo colonial: estrutura econômica política e social.
O Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois quando chegaram às terras Brasileiras, já havia vários povos indígenas. Houve uma ocupação das terras que eram dos índios.. O início das desigualdades começou com o aumento do número de portugueses que tornaram as relações com os índios críticas, pois os índios reagiram aos portugueses queroubavam as suas terras, atacavam as mulheres indígenas, tiravam a sua liberdade e transmitiam doenças, causando a morte de vários habitantes de uma mesma aldeia.
Apesar da resistência, milhares de índios foram escravizados no período colonial pelos portugueses, que usavam armas de fogo para dominar as populações indígenas. Os reflexos que as desigualdades geraram na formação da sociedadebrasileira foram acrescentados sobre uma diversidade de diferentes populações com mistura de raças. .
Os povos que habitavam a costa leste, na maioria falante de línguas do Tronco Tupi, foram dizimados, dominados ou refugiaram-se nas terras interioranas para evitar o contato.
Segundo Reinado: Transformações socioeconômicas e Crise do Império
No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinoua Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no país. A partir daquela data, negro algum poderia ser escravizado pelo senhor branco.
A abolição da escravatura, na forma que foi feita, deixou muitos problemas, porque não considerou, não houve interesse a questão da inserção do negro na sociedade Brasileira. Entretanto, a violência e a rigidez do regime de escravidão não permitiam que os negrostivessem acesso à educação, oprimido e explorado, o negro encontrava nas suas raízes africanas a força para resistir à dominação dos senhores nas suas fazendas.
A Era Vargas e Política Trabalhista
O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial Investimentos einfra-estrutura.
Os trabalhadores também foram beneficiados com leis trabalhistas  garantindo diversos direitos como, férias remuneradas, salário mínimo, descanso semanal, entre outros. Porém, no aspecto político, o Estado Novo significou falta de democracia, censura e aplicação de um regime de caráter populista. De modo geral, as análises sobre a "era Vargas" enfatizam, por um lado repressão e manipulaçãodo movimento operário e, por outro as características "paternalistas" de construção de um mito de "pai dos pobres". A fragilidade da estrutura partidária e a crise econômica que se arrastaram desde meados do século XIX favoreceram a centralização do poder, mas outros traços marcantes foram o da corrupção e da impunidade sem precedentes, cujos efeitos certamente refletem-se até os dias de hoje nosusos e costumes políticos brasileiros.
Com o governo lula, criou-se a bolsa família, o pré-sal e nosso, e dobrou o salário mínimo ganhando o trabalhador. A era Vargas e a era lula são da mesma ideologia do povo, entre o poder e a estabilidade o povo é usado, manipulado e abusado na sua boa fé na busca por votos. 
Ditadura Militar, Milagre Brasileiro e os Anos de Chumbo
Sabe, essa música foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL
  • formação social e econômica no brasil
  • Formação econômica e social do brasil
  • Formação economica e social do brasil
  • Formação Social Econômica no Brasil
  • Formaçao social economica do brasil
  • Formação social e econômica do brasil
  • Formação social economica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!