Formaçao social e economica do brasil

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2011
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

Sumário

Introdução 1

Formação Social, Econômica e Política do Brasil. 2

Considerações Finais. 8

Referências Bibliográficas 9

Introdução

A atual desigualdade social no Brasil teve sua formação juntamente com o desenvolvimento histórico do país. Os pontos marcantes da história influenciaram diretamente para a atual conjuntura dasociedade brasileira, destacamos a colonização portuguesa em conflito com os povos indígenas, o período escravocrata e a abolição, a era Vargas e o regime militar.

Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Na ocasião da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, estima-se que o território brasileiro fosse habitado por milhões de índios, os portugueses não chegaram a uma terradesabitada e totalmente vazia, ela já era povoada, já estava ocupada, desta maneira entendemos que a colocação do historiador Boris Fausto de que o “Brasil foi descoberto pelos portugueses” como inadequada é correta.
O contato inicial entre brancos e índios foi amistoso, na verdade, esse contato amigável se estendeu pelas três ou quatro primeiras décadas de colonização. Os índios não só os ajudavam alocalizar as árvores como a abatê-las e carregar os navios em troca, recebiam dos brancos principalmente ferramentas: facões, machados, enxadas.
Os homens brancos passaram a vir em maior quantidade para o país, passando o índio a ser um obstáculo à posse da terra e uma fonte de mão de obra escrava, tornando a relação conflituosa desencadeando guerras. Como os portugueses contavam com umatecnologia bélica superior restou aos índios refugiarem-se no interior onde o avanço dos colonizadores era lento, outra arma poderosa dos colonizadores foi às doenças epidêmicas.
Hoje grande parte dos índios vive em reservas protegidas por lei, estima-se que existam tribos que ainda não tiveram contato algum com o homem branco, em contrapartida o restante da população indígena brasileira vive em meiourbano, mas ainda assim, sem estudo, qualificação profissional, impossibilitando sua integração na sociedade.
Após a tentativa frustrada de utilização de mão de obra indígena pelos colonizadores, a escravidão no Brasil se consolidou como uma experiência de longa duração marcando diversos aspectos da cultura e da sociedade brasileira. Mais que uma simples relação de trabalho, a existência da mãode obra escrava africana fixou um conjunto de valores relacionados ao trabalho, aos homens e às instituições. Nessa trajetória podemos identificar o problema do preconceito racial e social no decorrer de nossa história.
O preconceito racial e os interesses dos grandes proprietários permitiam a preservação do sistema escravista mesmo após a Independência do Brasil. Somente no Segundo Reinadopodemos contemplar a formação de um movimento em prol da abolição devido aos interesses britânicos pela ampliação de seu mercado consumidor em solo brasileiro e a imigração de trabalhadores europeus dava brecha para o fim desse sistema.
A elite temia uma revolta social caso a abolição da escravatura ocorresse de forma brusca, por isso o processo de abolição da escravatura durou quarenta anosiniciando com a lei Eusébio de Queiroz 1850 que proibia o tráfico de escravos para o Brasil até a lei Áurea de 1988.
Apesar do fim da escravidão, a abolição não foi acompanhada por nenhuma ação no sentido de integrar o negro à sociedade brasileira. A discriminação racial e a exclusão econômica persistem até os dias atuais, apesar das várias ações governamentais que tentam atenuar o peso dessa “dívidahistórica”, ainda falta muito para que o negro supere os resquícios de uma cultura ainda aberta ao signo da exclusão.
A realidade e pesquisas demonstram que ainda existem o preconceito e a discriminação racial, apesar dos avanços individuais de negros que conseguiram firmar-se como profissionais liberais. A maioria da população negra continua pobre e o trabalhador negro ainda continua recebendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL
  • formação social e econômica no brasil
  • Formação econômica e social do brasil
  • Formação economica e social do brasil
  • Formaçao social e economica do brasil
  • Formação Social Econômica no Brasil
  • Formaçao social economica do brasil
  • Formação social e econômica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!