Formaçao economica do brasil

Páginas: 22 (5380 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL

Sabemos que qualquer assunto histórico, ou mesmo atual, pode ser visto sob vários ângulos. Um fato social, econômico ou político é abordado historicamente por vários autores, de diversas linhas de pesquisas, bases e fontes. Essas análises diversas são importantes, pois ampliam a fundamentação histórica na medida em que provocam discussões sobre as divergências dosassuntos abordados. Essa riqueza bibliográfica da economia brasileira nos leva a refletir a formação econômica do Brasil sob a ótica diversa e ampla de autores renomados nacionalmente.
A realização desse trabalho sobre a formação econômica brasileira a partir das múltiplas concepções econômicas que sete escritores sugeridos elaboraram junto ao contexto histórico, provoca uma maior abertura aopróprio senso crítico que virá surgir a respeito da economia colonial.
Nas leituras complementares ao trabalho, pude perceber que historiadores de linhas radicalmente diferentes chegaram a um consenso quanto à idéia do Brasil como uma colônia mercantilista cuja economia se estruturava no latifúndio escravista orientado para exportação, liderada por uma aristocracia de fazendeiros que determinavade várias formas sua vida social, mesmo nas regiões não dedicadas a produtos de exportação. Mas este consenso, explícito ou não, pode estagnar o pensamento para atitudes e idéias que se formaram em meio a estas estruturas e relações do fenômeno econômico propriamente dito.
A configuração histórica do Brasil colônia apresentada pelos livros de história já está, de certa forma, convencionalmenteestabelecida, uma padronização de um modelo econômico brasileiro. Não há um aprofundamento sobre a formação econômica do país, daí a importância da leitura de textos diversos para a formação do senso crítico, principalmente, dos estudantes de economia.
O primeiro autor e texto sugeridos são Argemiro J Brum e "O Modelo Econômico Primário-Exportador (1500-1930)". O texto em questão é o segundocapítulo do livro "O Desenvolvimento Econômico Brasileiro", 19ª edição, de 1998. A análise feita por Argemiro sobre o período colonial enfatiza o potencial industrial que o Brasil possuía, bem como influência positiva e negativa que Portugal teve na formação do país. Ele enfatizou bem a questão do potencial brasileiro para aspectos de crescimento econômico, pois as suas terras e produtos poderiam serfacilmente comercializados, constituindo uma nação independente e promissora. Mas a ocupação das terras brasileiras pelos portugueses deu-se pelo processo de colonização por exploração.
"O Brasil foi considerado como uma grande empresa extrativa, integrada na engrenagem do sistema mercantilista, explorada em função da metrópole e destinada a fornecer produtos primários para abastecer os centroseconômicos da Europa. A preocupação central de Portugal consistia, em ultima analise, na exploração das riquezas da terra e na sua remessa aos mercados europeus."
Quando o autor aborda os aspectos relevantes do legado português, o que como ele expressa, um legado bastante positivo, observa-se uma análise positivista da metrópole em relação a colônia do Brasil. Por mais que nenhum fato seja detodo positivo ou negativo e em qualquer situação haja sempre um aprendizado a ser levado em consideração, o tratamento que Portugal teve com o Brasil foi completamente egoísta e mal formulado em relação a futuros progressos até para a própria nação. As atitudes tomadas por Portugal, em muitos casos, não eram condizentes com o projeto de expansão. Não interessava ao portugueses um progresso paralelocom o Brasil e a exploração feita no país foi devastadora.
A história do Brasil está vinculada aos planos que Portugal traçou desde o seu surgimento, talvez por isso a nação brasileira teria muito o que agradecer aos portugueses. Mas não concordo com tal situação, visto que os aspectos da formação do Brasil poderiam ser bem mais concretos e independentes.
"Apesar de tudo, Portugal transmitiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação Econômica do Brasil
  • Formaçao social e economica do brasil
  • Formação economica do Brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL
  • formacao economica do brasil
  • Formação Econômica do Brasil
  • Formação economica do brasil
  • Formação econômica do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!