Formaçao de atitudes

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
Formação de atitudes

Introduzimos aqui de forma clara e direta, definições sobre o que é chamado atitude; Como as atitudes se formam, dando menor ênfase sobre como elas se modificam, entretanto levando em consideração fatores determinantes para isto, já que entender a mudança de atitudes nos leva a entender fatores necessários para sua formação.
Teremos como foque principal as teorias deautores diferentes que, apesar de apresentarem teorias e linhas cognitivas diferentes, trazem de forma peculiar formas diferentes sobre a compreensão de formação de atitudes. É notável dizer também, que nosso grupo concorda que todas as teorias conseguem se conciliar e formar um entendimento “globalizado entre as teorias”.

Começaremos agora, com base na teoria de Bruner e White; Smith:
Os autorescitados acima discutem qual seria a importancia de nossas opiniões a respeito de nossas atitudes. É compreendido no texto, que nossas opiniões/atitudes tem por base nossas crenças e aprendizados passados, cujos quais vão servir para que seja possível avaliar um aprendizado novo, tendo como base nossas crenças anteriores. A partir do momento em que você tem uma opinião formada, você tem a chancede reagir de diferentes formas de acordo com aquilo que te é apresentado.
As nossas opiniões, segundo estes autores, interferem de forma direta no nosso ambiente devido a nos auxiliar sobre como acontece nossa inserção a sociedade.
Segue abaixo três funções principais que Smith, Bruner e White destacam para a compreensão de sua tese:



Avaliação do objeto:
Nunca avaliamos nossa posiçãosobre algo se levarmos em conta o que pensamos sobre outra coisa. Ex: Não ignoramos o fato de já ter sido atacado por um cachorro, ao dizer “eu não gosto de cachorros”.
Ou seja, você avalia algo como bom ou ruim, de acordo com suas crenças e experiências passadas.

Ajustamento Social:
Nos possibilita a facilitação, o termino, a manutenção e mais ou menos harmoniosa com outras pessoas. Oajustamento é interagir com as pessoas de forma agradável mesmo que falsa.
 Não falar mal da musica X que você detesta, devido ao amigo do lado gostar dela.

Externalização:
Exteriorizar a opinião de forma clara e insofismável de forma que te “defenda” contra problemas internos.
Ex: Se você tem medo de palhaço, você pode vir a criticar os palhaços apontando defeitos, fazendo com que internamente sesinta mais confortável consigo mesmo.

São vistos quatro índices apontados por Katz e Stotland, que são vistos de forma direta e sem extensas explicações, devido a estes autores concordarem com as posições passadas por Smith, Bruner e White, entretanto modificam e ressaltam as seguintes posições:
 Atitude servindo a função de ajustamento caracterizando-se como um instrumento para a consecuçãode um objetivo.

 Atitude servindo a função de defesa do eu, protegendo a pessoa como reconhecimento de verdades indesejáveis.

 Atitudes servindo de expressão a um valor que a pessoa preza sobremaneira, e, em relação ao qual, sente necessidade de exibir inequivocadamente sua posição.

 Atitude servindo a função de colocar ordem no ambiente, compreender os fenômenos circunstantes eintegra-los de uma forma coerente.

Katz vem a nos apontar então, formas de defesa do eu, assim como proposto pelos autores anteriores, e propõe também formas de organização de seus conhecimentos passados para a compreensão de uma experiência futura, como ele designa em “colocar ordem no ambiente”. Compreendemos Katz como um complemento à uma teoria proposta anteriormente, com poucas alterações e/ouacréscimos.

Veremos a seguir, a posição de Kelman, que salienta a influência social em sua tese. Freedman, carlsmith e Sears apontam Kelman como um feitor de teorias para mudança de atitudes, mais do que a formação das mesmas; Percebendo isto, teremos de perceber que a formação de uma atitude implica necessariamente na mudança de outra, seja de forma a acrescentar algo à ela, ou a modifica-la....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atitude: conceito, formação e mudança.
  • Atitudes, conceito, processo e formacao de mudancas de atitudes
  • Como as atitudes de repressão do professor influencia na formação da personalidade da criança
  • Resumo do texto: “formação da atitude clínica no estagiário de psicologia”.
  • Atitudes
  • atitudes
  • Atitudes
  • Atitude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!