Formação

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Durante o primeiro ano de vida, um bebé triplica de peso corporal, ocorrendo ainda um crescimento significativo do cérebro. Por consequência, as necessidades nutricionais do bebé aumentam mais rapidamente durante o primeiro ano de vida do que em qualquer outro período da sua vida. Durante este período de rápido crescimento inicia-se o processo de desmame. Em seguida, apresentamos um resumo dosnutrientes chave que devem ser incluídos numa dieta de desmame nutricionalmente correcta.
 
As proteínas são importantes para o desenvolvimento e manutenção dos tecidos corporais. O frango, peixe, carne de vaca, de porco, de borrego, peru ou fígado são algumas excelentes fontes de proteínas de elevada qualidade. As fontes vegetais de proteínas incluem os legumes (como o feijão, lentilhas, ervilhase sementes de soja), frutos secos e sementes.

Os hidratos de carbono fornecem ao seu bebé a energia necessária. O pão e os cereais são boas fontes de hidratos de carbono. Os pais devem escolher cereais para bebés fortalecidos com ferro, especialmente para os bebés amamentados a peito, para ajudar a prevenir carências de ferro.

Os nucleótidos melhoram a resposta imunitária e diminuem aincidência de diarreia nos bebés. Apesar do organismo poder produzir os seus próprios nucleótidos, os bebés podem necessitar de uma quantidade adicional de nucleótidos para satisfazer as necessidades do seu corpo em rápido crescimento. Os primeiros alimentos introduzidos durante o desmame têm normalmente um baixo teor em nucleótidos. Alguns dos leites de crescimento são fortificados com nucleótidos.O principal leite de crescimento da Wyeth, S-26 GOLD II, é fortificado com 5 nucleótidos benéficos.

Os ácidos gordos ácido araquidónico (AA) e o ácido docosahexanóico (DHA) são particularmente importantes no período de crescimento significativo do cérebro, que ocorre durante os 6 e os 12 meses de vida. O AA e o DHA desempenham um papel considerável no desenvolvimento mental e visual duranteeste período. Devido ao facto da maioria dos alimentos introduzidos durante o desmame ter um teor muito reduzido em AA e DHA, um leite de crescimento fortificado pode ser uma importante fonte destes ácidos gordos.
O S-26 GOLD II é fortalecido com AA e DHA pré-formados.

As vitaminas e os minerais são essenciais para o normal funcionamento e crescimento do organismo. Os frutos e vegetais sãoexcelentes fontes de múltiplas vitaminas e minerais. Se optar por preparar estes alimentos, em vez de comprar os alimentos comercializados para bebé, utilize frutas e vegetais frescos ou congelados. Evite a utilização de produtos enlatados, que podem conter açúcar ou sal.
Aqui encontrará informações detalhadas sobres alguns dos minerais e vitaminas importantes:
| Vitamina C: As crianças podemobter vitamina C através dos citrinos e vários vegetais. Os seus corpos necessitam de vitamina C para produzir determinados químicos e para activar outros, incluindo os responsáveis por uma das vitaminas B. A vitamina C desempenha igualmente um papel primordial ao auxiliar o organismo da criança a absorver o ferro. As crianças que não recebem uma quantidade suficiente de vitamina C através da suadieta podem desenvolver fragilidade óssea, anemia e outras condições clínicas. |

| Vitamina D: A luz do sol ajuda o organismo a produzir vitamina D. Algumas crianças necessitam apenas da luz solar para produzir níveis suficientes desta importante vitamina. A vitamina D é crucial devido ao facto do organismo a utilizar para a assimilação de cálcio para os ossos. É por este motivo que a vitamina Dé por vezes adicionada ao leite de vaca (a que se denomina leite “fortificado”). No entanto, a maior parte dos outros lacticínios que as crianças gostam de comer não são fortalecidos com vitamina D. Os alimentos como o queijo e o iogurte fornecem cálcio às crianças, mas não possuem qualquer teor em vitamina D. As fontes dietéticas que são fortificadas com vitamina D são uma melhor opção do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • formação
  • formação
  • Formacao
  • Formação
  • Formação
  • formação
  • formação
  • eu na formação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!