Formação

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
Livro: Formação Profissional nas Organizações.

Capitulo III.
Formação Profissional nas organizações, Custo ou Investimento?

As pequenas e médias empresas ocupam, actualmente, um lugar de destaque na economia dos vários países. Portugal não é excepção. São empresas Potencialmente mais flexíveis, quer no que respeita á organização, quer á mão-de-obra que dispõem. Restes factos, aliados aosseus baixos custos sociais, fazem delas uma motor importante para a economia em mudança, pelo que delas se espera uma maior capacidade geradora de emprego do que a das grandes empresas, em Portugal, nos últimos quatro anos o emprego cresceu cerca de 9 por cento nas empresas com menos de 20 trabalhadores, enquanto decrescia nas empresas com mais de 500 trabalhadores.
Mas nem tudo são rosas: avulnerabilidade das PME´s é grande num mercado selectivo e competitivo, salientando-se como principais dificuldades sentidas o acesso á informação e ao crédito.
Porém, ao falar-se nas PME´s – exactamente em contraposição às grandes empresas – estamos a colocar no mesmo "barco" empresas com menos de 10 trabalhadores e outras com algumas centenas, havendo variações abissais no respectivo volume denegócios e características organizacionais.
A verdade é que as PME´s não correspondem a um conceito homogéneo, bem pelo contrário.
Podemos classifica-las em três grupos essenciais, um formado por empresas ligadas à subcontratação, outro de empresas ligadas ao mercado regional ou nacional sem vantagens competitivas particulares, e um ultimo em que existe alta especialização.
Do que foi dito resultaque as preocupações de cada um destes grupos são necessariamente diferentes: as maiores dificuldades para o primeiro grupo são a existência de uma visão de curto prazo, tal como no segundo grupo, embora os principais problemas destes sejam financeiros. O mesmo não acontece no terceiro, devido à características da actividade, sendo os problemas essenciais os da área do marketing e em que há já umavisão de mais longo prazo.
Se no terceiro grupo, as empresas de elevada especialização, a existência da formação organizada pode ser já um dado adquirido, devido às existências de actualização permanente da tecnologia e às garantias asseguradas pelos próprios contratos de compra de equipamentos que assim o prevêem, nos outros dois tipos de PME´s a situação é bem diversa. Assim, no terceiro grupoa formação é vista como um investimento, enquanto nos dois primeiros é encarada ainda como um custo.
A complexa situação actual exige métodos de gestão e organização adequados, capazes de rentabilizar os meios disponíveis, aumentando a produtividade, e a inovação. Esta dupla finalidade, ambiciosa mas possível, exige a instituição em todas as organizações, nomeadamente nas PME´s da formaçãoprofissional permanente, a começar pelo topo, o que não é uma tarefa fácil: as estruturas de formação não existem, não estão montadas, pelo que estas empresas têm que recorrer com frequência ao exterior ou a acordos de desenvolvimento.

Capitulo IV

Alguns Constrangimentos da formação profissional nas PME´s

As dificuldades, em sentido amplo, no que respeita à formação profissional das PME´ssão várias e impedem frequentemente a sua implementação e desenvolvimento:
* Aspecto pecuniário, os custos dos cursos de formação técnica, os quais parecem sempre elevados para estas empresas, pois alem do pagamento da acção há ainda considerar o custo do salário dos frequentadores mais a perda de potencial de produção.
* Existência de uma oferta correspondendo as necessidades globais enão a "cursos sob medida", com custos ainda mais elevados, mas mais eficazes porque correspondem às necessidades específicas da empresa;
* Falta de divulgação adequada das várias acções disponíveis, mensagens que não são recebidas pelos potenciais destinatários disseminados ao longo do país.
* Peso Psicológico do afastamento para frequência de uma acção de formação, eventualmente sentida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • formação
  • formação
  • Formacao
  • Formação
  • Formação
  • formação
  • formação
  • eu na formação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!