Formação e modernização da agricultura brasileira e seus benefícios aos pequenos agricultores.

Páginas: 7 (1734 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
Formação e Modernização da Agricultura Brasileira e seus Benefícios aos Pequenos Agricultores.

Foi no período militar, que o Brasil conheceu a afamada “modernização conservadora”, em que houve crescimento na economia sem a conseqüente melhoria social. Pelo contrário, tivemos arrocho salarial, incentivo à migração campo-cidade e ditadura. Tais políticas geraram o agronegócio, que vem sendoquase que a “política oficial para o campo” de todos os governos pós-ditadura.
O ex-presidente Lula, trazia uma esperança de mudança, mas transformou a luta camponesa em “política social” e continuou dando todo o apoio ao agronegócio. Neste sentido, a reforma agrária tradicional deveria ser repensada pela esquerda, até porque o capitalismo não está mais merecendo os créditos das reformas.
Comopoderíamos analisar este novo momento? O Brasil tornou-se uma das maiores economias capitalistas do planeta. Assim, não mais precisamos ver nos objetivos para a reforma agrária o “aumento da produtividade no campo”. Não mais necessitamos “desenvolver forças produtivas” e nem precisamos de “mais capitalismo”. Assim, o momento seria de colocarmos a questão agrária objetivando o embate com a sociedade docapital, visando uma melhor distribuição das terras.  
Reconhecermos a existência do trabalhador assalariado no agronegócio e buscar alianças políticas com estes trabalhadores e os camponeses. Lembremos que, nos anos 1980, os chamados “bóias-frias” da cana tiveram importante papel político levando adiante greves históricas, ajudando a pôr fim à ditadura moribunda. Estes trabalhadores estão hojebastante “invisíveis”.
Defendermos o trabalhador camponês, não apenas com políticas sociais e bolsas, mas como um importe segmento social e econômico para o país como um todo. Não devemos apenas mostrar dados quantitativos, mostrando o quanto este trabalhador seria produtivo para produzir alimentos que consumimos no dia-a-dia, pois estes dados não mostram as dificuldades que este trabalhadorenfrenta para produzir. Estes trabalhadores devem ter direito às tecnologias apropriadas e eficientes para que seu trabalho se torne mais produtivo e menos penoso. Deve usufruir do desenvolvimento da ciência e da tecnologia e não temer a modernização. O camponês deve produzir em larga escala, mas sua produção não pode se basear na extração da mais-valia absoluta por parte da sociedade do trabalhocamponês. Ou seja, mais-trabalho a preços menores. O cooperativismo deve ser a base do trabalho camponês.
As universidades e os institutos de pesquisa devem ser incentivados a desenvolverem pesquisas visando a produção agropecuária mais saudável, inclusive ouvindo a experiência dos pequenos e grandes agricultores. Assim, com o desenvolvimento da agropecuária ecológica, gradativamente os agrotóxicosserão eliminados. Os governos, os movimentos sociais e políticos devem garantir e reconhecer a importância dos peguenos agricultores na produção de alimentos para consumo e sobrevivência das cidades.
Educação, cultura e lazer devem ser ampliados na perspectiva do trabalhador do campo. Não em oposição às cidades, mas integrados e respeitados em suas especificidades. Mostrando ao pequeno produtorque não há a necessidade de sua saída do campo para que possam ter melhoria de vida, mas apresentar as melhorias e a importância do homem do campo.
Diante desse panorama, uma parte da produção agrícola camponesa entra no consumo direto do produtor e a outra parte, o excedente sob a forma de mercadoria, é comercializada. A transferência de uma parte da produção para a feira da cidade mais próxima éum exemplo do modo pelo qual esse cultivo circula. Então, a forma essencial de que subordina a produção camponesa é a comercial e a financeira.
Quando a produção camponesa sai da esfera da circulação uma das formas de seus produtos serem consumidos é através das feiras livres localizadas no meio urbano. No interior do sistema urbano podem-se conhecer a “existência de dois subsistemas, dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A modernização da agricultura brasileira
  • A VIABILIDADE DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL
  • modernização da agricultura
  • Modernização da agricultura
  • chamine solar para pequenos agricultores
  • Pratica de queimadas por pequenos agricultores
  • PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES NA AGRICULTURA BRASILEIRA: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS
  • Tcc modernização da agricultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!