“Formação e consolidação do estado moderno”

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
“FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO MODERNO”

Introdução

Marx e Engels desenvolveram uma concepção de Estado que foge da linha do pensamento dominante de sua época. A teoria politica desenvolvida consiste em uma rejeição à concepção burguesa de Estado. Para Marx, o estado não é o ideal de moral ou de razão, mas uma força externa da sociedade que se põe acima dela não para conciliarinteresse, mas para garantir a dominação de uma classe por outro e a manutenção da propriedade.
Marx fundamenta se na existencia de uma sociedade de classe onde os interesses são contrario o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado. Visto que não existe organização social sem Estado, pelo menos após a divisão da sociedade em classes antagonicas, esse Estado é sempreaquele que traduz o pensamento dos dominantes, ou seja, aquele que constroi as condições para o maximo desenvolvimento daquelas classes.
Neste enfoque, o Estado Moderno é compreendido como uma estrutura de poder que aglutina, sintetiza e coloca em movimento a força politica da classe dominante. É apenas um comite para administrar os assuntos comuns da burguesia, o que o torna um mecanismo destinadoa reprimir a classe oprimida e explorada.
O Estado Moderno nada mais é do que representante e o dominio dos interesses da classe dominante sobre o conjunto da sociedade, embora estes se apresentem, no nivel aparente, como interesses universais. Esse enfoque constirui se, deste modo, uma critica ao enfoque liberal de Estado.



Desenvolvimento

Primeiramente o que é um Estado?Estado é uma instiruição politica, social e juridicamente organizada, ocupa um terrritorio definido, quase sempre regido por uma constiruição é dirigido por um governo que possui soberania reconhecida interna e externamente.
O Estado Moderno nasceu na metade do seculo XV com o desenvolvimento do capitalismo mercantil na França, Inglaterra e Espanha e mais tarde na Italia.
O processo que levou osurgimento do Estado Moderno se formou em oposição a duas forças caracteristicas da Idade Media, o regionalismo do feudo e o universalismo da Igreja Catolica, as caracteristicas para a fromação do Estado Moderno eram o idioma comum, um territorio definido a soberania e um exercito permanete e forte.
Era a época da ascensão da burguesia, outra novidade do Estado Moderno é a nova forma delegitimidade do poder, antes quem legitimava era um Deus absoluto, mas no Estado Moderno é o povo, surgindo com isso os parlamentos onde o povo se fazia representar.
O Estado Moderno levou mais de tres seculos para se desenvolver e a fase mais antiga é a monarquia, D. João II foi o primeiro monarca Moderno em Portugal.
O mercantilismo foi fundamental para essa formação ele possibilitou asolidificação de um capitalismo que estava em franca ascensão. Se caracterizava por ser um conjunto de praticas e teorias, de intervenção estatal na economia, seus alicerces era o metalismo, que era a busca e o acumulo de metais preciosos.
Buscavam tambem uma balança comercial favoravel, que constituia em exportar mais e importar menos, essas praticas acabaram por estimular a industrialização e aglobalização estes são alguns acontecimentos que foram fundamentais para o Estado Moderno.
No começo do século XIX o capitalismo ingressa em uma nova fase de
desenvolvimento. A industrialização se estende para a maioria dos países da Europa
ocidental e para os EUA; a concorrencia industrial e comercial entre os países capitalistas centrais intensifica a demanda por mercados fornecedoresde produtos primários e consumidores de bens industrializados; a revolução nos transportes e comunicações, representado pela ferrovia e pelo navio a vapor, é responsável, pela integração do interior de países e continentes às economias litorâneas e integra países e continentes à economia mundial.
Essa nova realidade do capitalismo internacional concorre para transformações profundas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação e consolidação do Estado moderno
  • A formação e consolidação do estado moderno
  • A formação e consolidação do estado moderno
  • Formação e consolidação Estado Moderno
  • Formação e consolidação do estado moderno
  • Formação e consolidação do estado moderno
  • A formação do estado moderno
  • Formaçao dos estados europeus modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!