formação socio historica do Brasil

Páginas: 9 (2188 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Formação econômica do Brasil – Celso Furtado
Capitulo XXV – Níveis de renda e ritmo de crescimento na segunda metade do século XIX
O presente trabalho é sobre os níveis de renda da economia brasileira e o ritmo de crescimento desta, na segunda metade do século XIX. Mais precisamente, trata do alto crescimento econômico durante o período, onde houve um aumento de 214 por cento das exportações;o fato do Nordeste ter sido o menos favorecido pelo crescimento, tendo uma baixa renda per capita; o crescimento de alguns setores de subsistência, como a erva mate; O Rio Grande do Sul deu inicio à pecuária para o mercado interno, além de produzir vinho e porcos, dos quais se aproveitava especialmente a banha, tendo também um forte aumento populacional, também com aumento da produtividade; Regiãodo café cresceu mais que o Nordeste, mas menos que o Sul, com grandes movimentos demográficos internos, na direção de SP e RS; Bom crescimento a renda per capita na região cafeeira (nisso melhor que o Sul); na Bahia, o cacau surge como alternativa à cana e fumo goza de grande mercado na Europa; Pouco crescimento populacional e na renda per capita, no entanto; na Amazônia, a borracha teve grandeimportância, inclusive nacional, no final do século XIX (15% das exportações brasileiras); Crescimento de renda maior que o da Europa Ocidental, mas menor que o dos EUA.
Está organizado em três parte, na qual a primeira tratará da divisão econômica do Brasil no século XIX. A segunda parte apresentará a importância econômica do cacau e do fumo no sistema econômico. E, por fim, a terceira partefalará sobre a renda per capita do referido século.





1º A economia Brasileira dividida em três sistemas
A economia brasileira alcança uma alta taxa de crescimento na segunda metade do século XIX, sendo o comercio exterior o setor dinâmico do sistema, é no seu comportamento que está à chave do processo de crescimento. Dessa forma, o setor mais dinâmico da economia quintuplicou no períodoconsiderado. Qual teria sido o conjunto da renda gerada no território brasileiro.
Se observarmos os dados relativos aos principais produtos exportados, constataremos grande discordância. Das exportações aumentada 214 por cento, a quantidade das exportações de açúcar cresceu apenas 33 por cento e a do algodão, 43 por cento.
O índice de preço das exportações aumentou 46 por cento, entretanto o preçodo algodão se elevou apenas 32 por cento e o açúcar, declinou 11 por cento. A renda real gerada por esses dois produtos aumentou somente 54 por cento no período considerado. Sendo o açúcar e o algodão os dois únicos artigos de significação na exportação nordestina.
A economia brasileira dividiu-se em 3 setores principais. O primeiro, constituído pela economia do açúcar e do algodão e pela vastazona de economia de subsistência a ela ligada. O segundo, formado principalmente pela economia de subsistência, que se beneficiou com a expansão das exportações no sul do país. O terceiro tem como principal pólo a economia cafeeira.
O primeiro sistema estende-se desde o estado do Maranhão até o Sergipe (exclui-se a Bahia por sua economia ter sido totalmente modificada pelo advento do cacau).Sendo que a população dos oito estados, no censo de 1872, ainda representava a terça parte da população do país, se acrescentar a população da Bahia, chegaria a quase a metade da população do Brasil.
Desta forma, entende-se que a população dois oito estados aumentou com uma taxa de 1,2 por cento, se aplicarmos esta, compreendemos que a meio século, ocorreu um incremento demográfico de 80 por cento,superior a renda real gerada pelo setor exportados, que era de apenas 54 por cento. Contando-se que a região nordestina possuía dois sistemas, o litoral exportador, e o mediterrâneo de subsistência.
Se pensar no fato de que os dados não conferem (que seria o da renda per capita e o da densidade demográfica), o que se encontraria seriam apenas suposições. O que nos remete ao fato de que, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação sócio histórica do brasil
  • Formação socio histórica do brasil
  • CIDADANIA E FORMAÇÃO SOCIO HISTÓRICA NO BRASIL
  • Formação Socio Histórica
  • Formação Sócio Histórica
  • Estudo Dirigido- Formação socio historica
  • Fichamento formação historica do brasil
  • formação social histórica e política do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!