FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL

Páginas: 6 (1264 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013

Em 1806, o imperador da França Napoleão Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental, onde nenhum país poderia comercializar com a Inglaterra. Descumprindo está ordem, Portugal continua a fazer negociações com a Inglaterra. Ao descobrir seu desacordo, Napoleão fica furioso e ordena que seu exército invada Portugal, 1807 sem condições de resistir suas tropas Dom João e toda sua corte fogem rumo aoBrasil, sobre escolta inglesa. Foram 54 dias de viagem, em 22/01/1808 a corte desembarca em Salvador, 14 navios sendo o equivalente a 15 mil portugueses. A escolta inglesa ocorreu mediante troca de favores, onde Dom João, prometera a abertura dos portos as Inglaterra, o trajeto final foi concluído em 08/03/1808 quando finalmente a corte desembarca no Rio de Janeiro passando ali ser sua sedeoficial corte portuguesa.
CHEGADA DA CORTE AO BRASIL

Com base em algumas cenas do filme Carlota Joaquina, podemos identificar algumas características que ainda são presentes em nossa sociedade. Caraterísticas pelas quais fazem parte da nossa história nosso povo, e nossa cultura. A chegada da corte portuguesa em nosso país teve grande influencia, sem contar a influencia deCarlota Joaquina, uma princesa que carregava a frustração de um casamento precoce e mal resolvido onde ela buscava acalento nos braços de seus amantes. Carlota sempre foi uma mulher de personalidade forte e determinada no que queria sua vinda para o Brasil foi forçada, pois não gostava nem um pouco da ideia de abandonar Portugal, porém, ao chegar aqui não escondia que as principais decisões muitas dasvezes eram tomadas por ela, Carlota Joaquina ficou conhecida como a Princesa do Brasil.
Nesta cena podemos identificar o desprezo da nossa princesa pelo povo brasileiro logo em sua chegada, aqui temos, nossa primeira questão de desigualdade social, a elite olhando de forma medíocre, ao povo que compareceu ao porto, e fez grande festa para os receberem. Muitas das vezes encontramos o povo acenandoe fazendo festa para os que são de fora quando na verdade, a festa deveria ser para aqueles que estão dentro. Esses seriam os verdadeiros merecedores.
CENA 1






Após sua chegada, a corte precisava de moradia, foi quando, Dom João emite um comunicado de cessão, dizendo que aquele morador foi escolhido para deixar seu imóvel, se deslocando para qualquer outro lugar,pois agora ali passaria a morar um escolhido da corte. Então o morador deixava sua casa levando apenas seus pertences, deixando tudo para trás sua moradia, seus animais, seus projetos, seus sonhos, sua dignidade, pois a partir dali passaria a ser um morador de rua, pois não havia outro lugar para morar. A princípio foi uma das primeiras medidas que Dom João a respeito da população brasileira, oque gerou grande insatisfação do povo. Nos dias atuais, milhares de brasileiros sofrem com a falta de moradia, oque acaba sendo um problema muita das vezes de calamidade pública. Mesmo o governo, implantando projetos como CDHU, ainda existem milhares de jovens, adultos, idosos e crianças em condições precárias de moradia e outras perderam suas casas por não conseguirem arcar com as despesas. Aquipodemos ver claramente que o governo sempre favorece o seu lado, defendendo seus próprios interesses.
CENA 2



Outro aspecto bem visível é o consumismo, nossa Carlota tinha milhares de pares de sapato, fora joias e belos vestidos, nosso Dom João uma fome insaciável, um verdadeiro glutão consumia sem cessar grandes quantidades de carne de frango, enquanto as melhores frutas os melhores frangosiam para a corte somente oque restava ficava para o povo, e muitas das vezes eram vendidas a preços exorbitantes, tudo se tornou caro demais, população que pagava pelos seus gastos. O aumento do imposto também foi característica da época, ficando quase que impossível de se comer, passa então uma luta desesperada pela sobrevivência, gerando os primeiros conflitos de violência, fome, oque não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • formação social e econômica no brasil
  • Formação econômica e social do brasil
  • Formação economica e social do brasil
  • Formaçao social e economica do brasil
  • Formação Social Econômica no Brasil
  • Formaçao social economica do brasil
  • Formação social e econômica do brasil
  • Formação social economica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!