FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICADO BRASIL

Páginas: 10 (2445 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A Escravidão e Debret

Jean-Baptiste Debret foi um importante artista Francês, que com sua chegada ao Brasil passou a retratar o cotidiano dos brasileiros, seus hábitos e costumes, sua maneira de agir de se vestir, seu jeito de ser e pensar, ou seja, tudo que visualizava o artista passava para seus quadros. Relatou Bastante o cotidiano dos escravos e seu dia a dia com as famílias brasileiras.Debret chegou ao Brasil trazido pelo príncipe pela coroa portuguesa, com a intenção de trazer cultura para o nosso país, além dele, mais artistas franceses vieram.
Suas obras foram criadas no período colonial que corresponde ao descobrimento do Brasil pelos portugueses em 1500 e sua independência de Portugal em 1822, com a colonização do Brasil havia necessidade de se obter mão de obra, com issopassaram a utilizar os índios como escravos porem a oposição da igreja dificultou essa pratica, em consequência disso trouxeram negros da África para trabalhar nas lavouras de café e minas de ouro, tais escravos recebiam um péssimo tratamento, e muitas das vezes comiam alimentos estragados, dormiam no chão e recebiam castigos físicos. O artista retratou a vida dos escravos em suas obras, como noquadro abaixo ele mostra como os negros eram castigados no chamado “tronco” e levavam chibatadas nas costas por sua desobediência.












Nessa Obra o artista revela os castigos que sofriam os escravos
que desobedeciam seus donos. O castigo era dado por outro muitas
das vezes por outro escravo.
Filme Carlota Joaquina, a princesa do Brasil

Cena 01
Na cena em que afamília real chega ao Brasil de Navio, e ancoram na Bahia, o povo do Brasil os Recebe com certa curiosidade e respeito, por serem da realeza começam a beijar suas mãos, a princesa Carlota Joaquina sente nojo e um certo preconceito com o nosso povo e diz que o povo do Brasil é imundo é que só tinha índios e negros.
A falta de Respeito com o povo Brasileiro vem desde a Chegada da Família Real noBrasil, os índios primeiros habitantes do país, foram escravizados. Entretanto, com a oposição da igreja a essa pratica tiveram que trazer negros da África para servir de escravos. Os escravos eram mal tratados e não recebiam respeito algum. Com o fim da escravidão tal preconceito prevalece nos dias atuais, principalmente contra os negros, mas não somente com eles, existem vários tipos de preconceitotais como o preconceito sexual que a discriminação um individuo por sua orientação sexual, muitos são agredidos por não serem iguais a regra que a sociedade impõe, o preconceito social é a forma que as pessoas maior poder aquisitivo encontram para humilhar as que não possuem um padrão de vida alto, o preconceito religioso, contra a mulher, contra os deficientes, os idosos, entre outros. Opreconceito pode mudar, mas a forma de se praticar essa falta de respeito nunca muda. A forma mais digna de se viver num mundo onde as diferenças são visíveis, é saber respeitar.

Cena 02:
Cena em que a Família Real Portuguesa chega ao Brasil e começa a marcar nas portas das casas as siglas P.R., significa que aquela residência foi escolhida pela família real, que começa a expulsar o povo de suascasas e o mesmo têm que providenciar uma moradia já que ficaram sem um lugar para ir.
As pessoas que foram expulsas de sua própria casa para que a família real possa morar, demonstra o poder e desrespeito que Portugal tinha no Brasil e isto acarretou problemas sérios para os dias atuais, que é questão fundiária. Atualmente a falta de moradia permanece no Brasil, pessoas sem lugar para ir tendo quemorar nas ruas, muitos invadem terras privadas, correndo o risco de serem expulsos a qualquer momento por seus donos ou até mesmo ir para lugares sem o mínimo de saneamento básico, água ou energia, ou seja, condições dignas para uma vida descente.

Cena 03
Cena em que Carlota está em um celeiro com um de seus amantes e descobre que o mesmo vai casar, ela o mata para impedir que se case. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formaçao social e economica do brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL
  • formação social e econômica no brasil
  • Formação econômica e social do brasil
  • Formação economica e social do brasil
  • Formaçao social e economica do brasil
  • Formação Social Econômica no Brasil
  • Formaçao social economica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!