Formação social, econômica e política do brasil.

Páginas: 9 (2001 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
Aula-tema: O período colonial: estrutura econômica política e social.
Os portugueses, com suas roupas engomadas, seu andar imponente, sua fala rebuscada, achavam-se mais evoluídos, civilizados e dotados de maior conhecimento do que os índios. Dominaram aquelas terras, usufruíram de sua riqueza, fizeram-se donos dali. Denominaram-se Colonizadores, e sua terra Portugal de Metrópole.Já os Índios, que foram denominados colonizados, com suas vergonhas de fora, sua fala estranha e sua ingenuidade, eram, na verdade, mais sábios, pois respeitavam e cultivam a Terra Mãe. Onde nasceram, viviam e iriam morrer. Pressentiam as tristezas que os homens brancos iam trazer.
Então começou a exploração dos portugueses sobre os Índios e suas terras. Essa exploração era camuflada, osportugueses os presenteavam com bugigangas e em troca os Índios “deixavam” que eles extraíssem o pau-brasil e os utilizassem como mão de obra escrava. Essa troca denominada escambo foi utilizada para manter a “paz” entre esses povos.
O Brasil só passou a ser efetivamente colônia de Portugal a partir de 1530, com a chegada da expedição de Martin Afonso de Souza. Isto porque Portugal tinha receiode que outros países europeus usurpassem a terra por eles descoberta.
Desta época em diante começaram a chegar os jesuítas que tinham como missão impor a religião católica ao povo nativo, como forma de “civilizá-los” e torná-los cristãos.
Após tentativas frustradas de escravização da população indígena, houve o início do tráfico negreiro. Foi mais uma população que entrou para aformação da sociedade brasileira.
Hoje sabemos que a população brasileira é formada por uma mistura de raças e povos diferentes que formam a “nossa raça brasileira”.
Os reflexos que essa exploração gerou na sociedade podem ser notados até hoje. A “supremacia” do homem branco em relação aos índios e negros criou uma sociedade desigual, preconceituosa e discriminatória, que aindapersiste.
Os índios vivem segregados em um pedaço de terra “doado” pelo estado, praticamente em fase de extinção, pois restam muito poucos em relação à quantidade da população que havia na época do descobrimento.

Aula-tema: Segundo Reinado: transformações socioeconômicas e a crise do império.
O Segundo Reinado teve inicio em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de D. PedroII. Seu governo duraria 49 anos e ele seria o último imperador do Brasil. No âmbito das atividades produtivas verificaram-se importantes mudanças no Segundo Reinado.
Houve a decadência nas culturas da cana-de-açúcar e do algodão e a ascensão do café. Houve também um deslocamento nas regiões agrícolas, do nordeste para o centro sul. No final do Segundo Reinado aconteceu a abolição dosescravos.
Quanto ao papel do negro, este foi peça fundamental para a mão-de-obra na colônia. Na Guerra do Paraguai eles engrossaram as fileiras do exercito. Com o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888, deu-se a liberdade jurídica aos escravos, porém a abolição não foi muito favorável aos negros, uma vez que se tornaram homens livres, mas sem condições de exercer seus direitos de cidadãos, poiscontinuaram a ser vistos como seres inferiores.
Esse pensamento produziu a discriminação racial que temos inserida na sociedade até os dias atuais.
Conquistando a liberdade, os negros não conquistaram a igualdade nos empregos, na educação, na saúde e demais áreas de direito de todos os cidadãos.
Até hoje os negros lutam pelo reconhecimento pleno de seus direitos de cidadania.Apesar dos esforços do governo para a construção de uma verdadeira igualdade entre negros e brancos, muito se tem a fazer.
Segundo dados do censo de 2000, 53 milhões de pobres existentes no país, 63% eram negros. Também foi observado que o salário médio dos negros e pardos representa metade do salário dos brancos.
Na área da educação foi verificado que quase 60% dos negros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formação social, economica e política do brasil
  • Formação social, econômica e política do Brasil
  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formaçao social,economica e politica do brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL
  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formação social e economica e politica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!