Formação social, econômica e política do brasil

Páginas: 11 (2727 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Desafio de aprendizagem
Formação Social, Econômica e Política do Brasil.
Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia



Desenvolvimento:

O objetivo desta pesquisa é abordar, as diferentes fases, que corresponde às diversas mudanças que veio acontecendo no decorrer da historiapolítica e trabalhista para entender o nascimento do Brasil desde colônia de Portugal ate o governo de hoje, e vimos todas as grandes transformações políticas e econômicas, desde o surgimento do Brasil, com a presença dos índios, a fase da historia do país com a abolição da escravatura, e todas as conquistas que vem surgindo desde o período da abolição da escravatura passando pela transformação damão de obra escrava pela assalariada e conseqüentemente os assalariados lutarão para diminuir a desigualdade social, no qual vem lutando ate os dias de hoje .E não podemos esquecer de falar do período difícil que o Brasil passou com a ditadura militar que por meio dela adquirimos novamente nossa liberdade de expressão liberdade de ir e vir , por causa da luta de muitos civis que foram torturados,assassinados e muitos ate hoje desaparecidos que lutaram por essa liberdade.

O Período colonial: estrutura econômica política e social.
Quando os portugueses chegarão ao Brasil ficarão maravilhados, pois eles estavam atrás de aventuras riquezas, ouro clero estava interessado em catequizar e impor sua religião sua cultura religiosa. Logo de inicio a relação entra colonizadores e índios foramconflituosas.
Para os portugueses foi difícil se acostumar com a cultura e costumes indígenas, em sua primeira chegada eles eram minoria, eles precisariam dos índios para trabalho e para extrair riquezas daquela região
Os índios eram visto de duas formas pelos colonizadores: como obstáculos e como fonte de mão de obra escrava e barata.
Com a chegada dos europeus levou a extinção de muitas tribosindígenas que viviam em território dominado pela ação de armas e em decorrência de doenças trazidas pelos colonos e pela aplicação de políticas visando “assimilação” dos índios a nova sociedade implantada, com forte influencia européia.
Os impactos causados pela chegada dos portugueses foram grandes, dezenas de milhares de pessoas morreram em conseqüência do contato direto e indireto com oseuropeus e as doenças por eles trazidos; doenças como sarampo coqueluche gripes comum e outra dizimarão sociedades indígenas inteiras.
Os colonos viam os índios como mão de obra para exploração da terra já que eles detinham um grande conhecimento de suas riquezas, a eles foram imposta a cultura e religião européia.
Os índios não se adaptaram ao trabalho imposto, trabalhos pesados e constantes,acostumados a trabalhar apenas para sua sobrevivência e de seus familiares, não entendia como deviam trabalhar para enriquecimento de um só.
Criou-se a imagem do índio preguiçoso sem interesse de crescer, sem ambição, e ate mesmo de que algumas tribos eram canibais brutos sem interesse de aprendizado.
Não se mudou muito a visão que se tem do índio de hoje com o de 500 anos atrás; lá os índios eramvisto como incapazes de viver em sociedades ou em aceitar o clero não trabalhavam em troca de beneficio próprio e muitos eram visto como canibais, traiçoeiros e preguiçosos.na sociedade de hoje os índios tentam tirar essa imagem de coitadinhos de preguiçosos desinteressados ; algumas entidades tentam a auto–afirmação indenitária do índio ,e a conquista de seus direitos de cidadania nacional eglobal. Hoje o índio já trabalha, vai a escola se interessa por outras culturas vivem em sociedade dividem seus conhecimentos e desfrutam de benefícios antes negados, mas ainda a os que vivem longe desses progressos, ainda vivem como 500 anos atrás desde a descoberta.
Segundo reinado: transformações socioeconômicas e crise do império

Segundo o historiador, Boris Fausto, o império...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formação social, economica e política do brasil
  • Formação social, econômica e política do Brasil
  • Formaçao social,economica e politica do brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL
  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formação social e economica e politica do brasil
  • Formação social politica e economica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!