Formação social, econômica e política do brasil

Páginas: 9 (2127 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA

FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

TUTOR PRESENCIAL: ANA CRISTINA CAMPOS
TUTOR A DISTÂNCIA: ME. FÁBIO WILLIAM DE SOUZA

ACADÊMICOS:
ALINE CARDOSO RA:308268
GESIÉLIA ROCHA RA:308234
LUANA BONATES RA: 326180
LUÍZA MARIA RA:308766
VILMA MAIA RA:308270

CURSO: SERVIÇO SOCIAL EAD 2ºPERÍODO
SALA: 11 TURMA: N20

MANAUS, 06 DE OUTRUBRO DE 2011



Síntese da Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Vimos que a sociedade brasileira teve inicio quando o Brasil tornou-se colônia de Portugal e não é possível que se entenda como tudo deu início, com a chegada dos portugueses ao Brasil que ocorreu em 22 de abril de 1500, de inicio o Brasil não despertouinteresse português, pois não se encontrou nenhum produto que se comparasse as riquezas ocidentais. Enquanto o interesse era alta lucratividade do comércio para Portugal, o Brasil se manteve em completo abandono, já que na época a pau-brasil não era lucrativo. Devido a descoberta de riquezas minerais (ouro, prata) pelos espanhóis em terras Incas e Asteca, o rei Dom João III dá inicio a colonização doBrasil, com o cultivo da cana – de- açúcar pelas capitanias hereditárias.
Durante o século XVI á XVIII, o Brasil formou um sistema econômico de exploração baseado na mão-de-obra escrava, a monocultura foi a forma de exploração da colônia. O pau-brasil foi primeiro produto a ser explorado, porém a cana de açúcar foi o produto escolhido para iniciar a colonização portuguesa, por que já haviaexperiência anterior no cultivo,no qual a produção de açúcar fez do Brasil o produtor mundial, ficando atrás somente da produção Holandesa.
Sobretudo para a produção de riquezas é necessário o trabalho de pessoas, principalmente que aqui habitavam, apesar da mão-de-obra indígena para os portugueses não foi proveitoso, sendo assim os mesmos passaram a buscar mão de obra na África, surgindo então oprocesso de escravidão em terras brasileiras, com isso a metrópole Portuguesa passou a explorar a colônia pelo sistema escravocrata, além de explorar as riquezas da terra como: pau-brasil, ouro, açúcar e café.
No segundo reinado de 1840-1889, houve uma diferença da economia brasileira. No norte a produção da borracha ganhou impulso, através da extração do látex da seringueira, o que provocou grandedeslocamento de pessoas para a região. No nordeste, houve o cultivo do cacau e fumo quem também impulsionou a economia brasileira.

Em 1727, foi introduzido no Brasil o café planta originária da África, o Vale do Ribeira, em São Paulo foi a primeira região de produção cafeeira, o crescimento da demanda provocou um grande deslocamento para o interior paulista. O Estado de São Paulotornou-se o eixo econômico do país, onde os grandes plantadores de café formaram grupo Social, que eram chamados Barões do café.
A crescente urbanização gerou a necessidade de investimento como infra-estrutura urbana, iluminação, comunicação e transporte. A industrialização no Brasil está relacionada aos investimentos feitos com o capital resultante do café, enquanto o comércio originou a criação dasleis tarifárias de proteção a indústria devido a volumosas importações de produtos advindos dos EUA e da Inglaterra. A comunicação e o transporte ajudaram acelerar o desenvolvimento econômico, onde foi criada estrada Mauá, inaugurada o telegrafo submarino entre Brasil e a Europa.
Em 1850 com o fim do tráfico negreiro, ficou mais barato importar a mão-de-obra, surgem os trabalhadores do café,advindos da Europa para trabalhar na lavoura mediante um contrato de parceria, nessa parceria metade do que era produzido ficava para os trabalhadores, esse processo fracassou, no qual o sonho de fazer América não se realizou, onde esse sistema foi substituído pela mão-de-obra assalariada, o que fortaleceu ainda mais o mercado de industrial.
Na Era Vargas aconteceu a revolução de 1930, nessa época...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formação social, economica e política do brasil
  • Formação social, econômica e política do Brasil
  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formaçao social,economica e politica do brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL
  • Formação social e economica e politica do brasil
  • Formação social politica e economica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!