FORMAÇÃO PELA ESCOLA COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA












A IMPORTÂNCIA DO PNAE PARA O RENDIMENTO ESCOLAR














SALVADOR
2014













A IMPORTÂNCIA DO PNAE PARA O RENDIMENTO ESCOLAR




Atividade Final de conclusão do curso Competências Básicas no âmbito no do Programa Formação Pela Escola.








SALVADOR
2014

A IMPORTÂNCIA DO PNAEPARA O RENDIMENTO ESCOLAR

1. Introdução
A sociedade brasileira apresenta-se organizada em um regime democrático, cujo governo se utiliza de diversas políticas públicas em prol da realização de projetos que trazem melhorias para a vida da população.
Entre as diversas políticas públicas existentes, algumas especificamente têm relação direta com a educação por apresentar objetivos que se destinama promover o bem-comum, reduzindo as desigualdades por meio da distribuição, redistribuição de renda e regulação.
Esses projetos são financiados pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que se propõe a levar recursos financeiros para serem aplicados na escola, proporcionando a formação de qualidade dos cidadãos dentro da comunidade escolar.
O FNDE apoia um projeto de excelenteimportância para o rendimento dos estudantes dentro do cenário escolar, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais conhecido como Merenda Escolar, seu objetivo é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem, proporcionando a melhoria do rendimento escolar por meio de uma alimentação saudável oferecida aos alunos das escolas públicas do Brasil.
Por meio do Pnae,o FNDE transfere recursos financeiros para os estados, os municípios e ao Distrito Federal, buscando assim proporcionar aos alunos das escolas públicas uma alimentação de qualidade que, consequentemente reflete no rendimento individual de cada discente no ambiente escolar.
Os recursos do FNDE, no Município são aplicados nas unidades escolares públicas, inserindo a merenda escolar, tãonecessária para atender aos alunos, que muitas vezes, não tem uma alimentação regular e muito menos de qualidade em suas casas. Onde acabam encontrando apenas na escola uma oportunidade de se alimentarem adequadamente.
Contudo, existe certa distância entre a proposta inicial e o que de fato acontece no ambiente escolar. A merenda existe nas escolas, mas a sua qualidade só pode ser assegurada se existir umcontrole. O cardápio precisa atender as necessidades físicas dos alunos e supri-los em suas carências para que o aprendizado ocorra da melhor forma possível.
Desta forma, é necessária uma fiscalização real destes recursos e de sua aplicação. O controle social sobre a execução do Pnae deve ser feito por meio de um Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Em muitas situações, os conselhos sãoformados, porém não existe na prática, o acompanhamento destes recursos, a prestação de contas e o zelo pela qualidade destes alimentos.



























2. Análise dos dados

No município a merenda escolar é distribuída de acordo com as necessidades das unidades escolares públicas, viabilizando diariamente para os discentes alimentos correspondentes aos horáriosdas refeições.
Entretanto, diante do levantamento de dados realizado na secretaria de educação da cidade descrita, buscando averiguar a redistribuição nas escolas e quais alimentos participam do cardápio, analisamos que existe uma precariedade de frutas na sua formulação e poucas opções de alimentos. Perante a Lei nº 11.947 de Junho 2009 que prevê no mínimo 30% dos recursos sejam investidos naaquisição de produtos da agricultura familiar, o município mostra-se em déficit em cumprir a lei.
Através de depoimentos concedidos por alguns professores da rede pública da cidade, funcionários da secretaria de educação e também, dos alunos de algumas escolas, percebemos o quanto é repetitivo os produtos encaminhados para as instituições.
Relatos relevaram que o excesso de carboidratos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação pela escola- competencias básicas
  • Competência básica
  • FORMAÇÃO PELA ESCOLA
  • Competências básicas do formação pela escola
  • FORMAÇÃO PELA ESCOLA-COMPETÊNCIAS BÁSICAS
  • FNDE FORMAÇÃO PELA ESCOLA MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS
  • Formação pela escola trabalho final
  • Trabalho final competencias básicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!