Formação humana e ética profissional: desafios para os profissionais que atendem crianças e adolescentes no município de poço de josé de moura na paraíba

Páginas: 11 (2520 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
RESUMO

O presente artigo tem como pressuposto discorrer a respeito da contribuição da ética profissional contemporânea. Tendo em vista nossa atuação na área da saúde odontológica e do serviço social, optamos por refletir como se consubstancia a prática dos profissionais que trabalham com o público, em especial, desenvolvendo programas de políticas públicas para pessoas carentes. Esse trabalhocarrega as experiências, fruto das nossas vivências cotidianas como profissionais responsáveis por divulgar práticas de prevenção e higiene bucal. Ao longo do texto, tecemos discussões pertinentes ao trabalho de cunho social, ética e solidariedade humana com um víeis profissional. A nossa pesquisa foi desenvolvida a partir de nossas vivencias no trabalho que exercemos com o Programa Saúde Bucal naEscola, do Governo Federal. Diante disso, objetivamos tecer reflexões sobre a ética, a formação humana para obtenção de tais valores e atitudes.

Palavras Chaves: Ética Profissional. Formação Humana. Políticas Públicas





















FORMAÇÃO HUMANA E ÉTICA PROFISSIONAL: DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS QUE ATENDEM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE POÇO DEJOSÉ DE MOURA NA PARAÍBA
Dr. Marcos Túlio Bastos de Galiza
Inalú de Morais Silva
“Não basta saber, é preciso também aplicar; Não basta querer, é preciso também agir.” (Goethe)

Introdução

Este artigo foi intencionado com a proposta de registrar nossas experiências enquanto profissionaisresponsáveis por atuar com programas sociais que atendem a população de baixa renda. Diante disso, objetivamos tecer reflexões sobre a ética, a formação humana para obtenção de tais valores e atitudes. Trabalhamos no município de Poço José de Moura desde agosto de 2010 em um programa que atende os alunos das escolas municipais, cerca de hum mil alunos já foram atendido do referido local, nestepapel procuramos respeitar cada indivíduo e oferecer as melhores explicações possíveis para prevenção e conservação da saúde bucal. Diante de tal tarefa, tivemos a oportunidade de aliar os conhecimentos das duas áreas: Serviço Social e Saúde bucal. De acordo com Fernandes (2008, p. 403):
Repensar a formação dos profissionais de saúde, principalmente na dimensão ética do fazer cotidiano, é pontofundamental na atualidade, visto que as transformações ocorrem numa escala incontrolável e as questões humanas estão fortemente condicionadas ao avanço técnico-científico revolucionário, levando o homem a mudanças no seu modo de pensar, de agir, de ser ético.
A partir dessa idéia, fica clara a necessidade de que o profissional, de qualquer área, tenha a ética como premissa básica do seu fazercotidiano. Esse é um pré-requisito que permeia as relações sociais e requer que a prática profissional esteja sempre embasada em moldes solidários, de respeito aos valores e ao bem comum.

O papel principal dos que fazem a saúde pública é zelar pela vida em seu estado pleno e isso se configura ainda mais quando nos reportamos a um programa de assistência à saúde de crianças carentes que dependemdas nossas orientações para obter o bem-estar. De acordo com o artigo 196 da Constituição Federal de 1988.
Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A justificativa pelaescolha da temática deve-se ao interesse em divulgar os aprendizados fruto do nosso trabalho empreendido com as crianças e adolescentes do município do Poço José de Moura-PB e, com isso, compartilhar as bases da ética profissional que aprendemos por ocasião da nossa formação acadêmica. O conceito de ética além de ser importante, mostra-se como um dos pilares básicos para convivência entre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desafio profissional de empreendedorismo; éticas e relações humanas no trabalho e desenvolvimento pessoal e...
  • Desafio Profissional Municípios
  • Desafio na formação do profissional de saúde
  • Relações humanas e etica profissional
  • Etica profissional e relacoes humanas
  • etica profissional e relaçoes humanas
  • Ética profissional e relações humanas
  • Ética e bioética na formação profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!