Formação economica e social do brasil

Páginas: 15 (3713 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Formação Social, Econômica e Política do Brasil

O Brasil nunca foi terra de ninguém e sim habitada pelos índios, os mesmos ja tinham conhecimento sobre as plantas nativas, animais e meios de sobrevivência.
Os índios receberam os portugueses com estranheza, certa admiração e respeito.
A relação entre os portugueses colonizadores e os povos indigenas brasileiros foi trágica , muitos foramescravizados ou morreram vítimas de doenças trazidas pelos portugueses.
A visão eurocêntrica que os portugueses tinha a respeito dos índios, que se achavam superiores, portanto deveriam domina los e coloca – los a seu serviço, acreditavam que sua função era convertê los ao cristianismo e fazer os indios seguirem a cultura européia. Foi assim, qua os poucos, os índios foram perdendo sua cultura etambém sua identidade.
A Escravidão no Brasil se consolidou com uma experiência de longa duração que marcou diversos aspectos da cultura e da sociedade brasileira. Muito mais que uma simples relação de trabalho a existência da mão de obra escrava africana fixou um conjunto de valores na sociedade atual em relação ao trabalho aos homens e as Instituições.
A abolição foi o maior processo deinclusão social de que se tem notícia e abriu espaço para as sociedades multirraciais. Foi o fim da escravidão que consolidou os ideais de igualdade e de condenação do racismo, Mais apesar da liberdade jurídica aos escravos, a realidade foi cruel com muitos deles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do estado, muitos negros passaram por dificuldades após a liberdade. Muitos não conseguiamempregos e sofriam preconceito e discriminação racial. A grande maioria passou a viver em habitações de péssimas condições e a sobreviver de trabalhos informais e temporários.
Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada umanova relação com os trabalhadores urbanos.
Foi responsável pela criação de algumas importantes leis trabalhistas, como a justiça do trabalho em 1939;
Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.
A Consolidação das leis do trabalho (CLT) é a principalnorma legislativa brasileira referente ao direito do trabalho e o direito processual do trabalho, foi criada através do decreto – lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o período do Estado Novo, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil.
Em 13 de Dezembro de 1968, o Presidente Militar General Costa e Silva, baixa o ato institucional Número 5 que deu poder aosGovernantes para punir os inimigos do regime, os Militares podiam fechar o Congresso, caçar mandatos, suspender direitos políticos, o habeas corpus, confiscar bens, demitir Juízes, legislar por decreto.
Neste período muita aconteceu na educação brasileira. Pensava-se em erradicar definitivamente o analfabetismo através de um programa nacional, levando-se em conta as diferenças sociais, econômicas eculturais de cada região. A criação da Universidade de Brasília, em 1961, permitiu vislumbrar uma nova proposta universitária, com o planejamento, inclusive, do fim do exame vestibular, valendo, para o ingresso na Universidade, o rendimento do aluno durante o curso de 2º grau (ex-Colegial e atual Ensino Médio).

O Regime Militar espelhou na educação o caráter anti-democrático de sua propostaideológica de governo: professores foram presos e demitidos; universidades foram invadidas; estudantes foram presos, feridos e alguns foram mortos, nos confronto com a polícia, os estudantes foram calados, a UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) proibidas de funcionar; o Decreto-Lei 477 calou a boca de alunos e professores; o Ministro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL
  • formação social e econômica no brasil
  • Formação econômica e social do brasil
  • Formaçao social e economica do brasil
  • Formação Social Econômica no Brasil
  • Formaçao social economica do brasil
  • Formação social e econômica do brasil
  • Formação social economica do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!