Formação economica do Brasil

Páginas: 19 (4650 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2015
Zigmunt Bauman procura analisar diferentes questões morais e políticas. As perguntas da jornalista e pesquisadora Citlali Roviroza – Madrazo o instiga, o sociólogo fala, entre outros temas, da crise financeira mundial, do fundamentalismo religioso, e até de fenômeno como a engenharia genética e a clonagem humana. O autor desenha o cenário do mundo e explica como se passa de uma sociedade deprodutores para uma de consumidores. Nesse panorama, homens e mulheres, velhos ou jovens, se transforma numa verdadeira raça de devedores.
O livro, contudo, não é um desabafo critico à quase tudo. Ordenado em parcelas, ou à crédito. Os diálogos provocativos e cortantes analisam fracassos, escolhas e destinos traçados nas diversas áreas que constroem o capitalismo, logo, o universo dos trabalhadores dediferentes níveis sociais, mas que vivem – mesmo que contra vontade – para o sistema dominante em seus países.






















Uma coisa chamada “Estado”
Democracia, soberania e Direitos humanos.
A democracia é uma forma de governo que a soberania é exercida pelo povo. Neste regime de governo todas as importantes decisões políticas estão nas mãos do povo que elegem por meio do voto seusrepresentantes. Ela só pode existir em três sistemas de governo, no presidencialista, no parlamentarista e também no sistema republicano.
A democracia possui princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se em um governo da maioria, relacionados aos direitos individuais e das minorias.
Como funções exerce a proteção dos direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão, dereligião, a proteção a política, economia e a cultura da sociedade. O cidadão tem seus direitos expressos, os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade. Seu objetivo é assegurar o bem-estar sociedade; é realizar enfim o bem comum.
Sheldon Wolin: à democracia diz respeito a participar do autogoverno, sua primeira exigência é uma cultura de apoio, comcrenças, valores e práticas complexas, afim de nutrir e treinar a igualdade, a cooperação e a liberdade.
Analisar a questão da democracia em nosso País significa examinar não somente as instituições políticas e as regras existentes no ordenamento jurídico brasileiro, mas também a maneira de se tratar a democracia no Brasil.
O autor relata no livro o surgimento de uma nova democracia ou como próprio diz ademocracia moderna, na qual baseia-se nas necessidades e ambições de uma sociedade de produtores. Acredita-se que os pressupostos de “autodeterminação” e “autogoverno” foram realizados através das habilidades demandadas aos produtores e das utilizações das práticas de produção.
De alguma forma ou de outra, os governos democraticamente eleitos muitos tem efeitos, nas últimas décadas, paratransformar o cidadão num consumidor de serviços oferecidos pelo Estado e o cidadão ideal, em cliente “satisfeito” e não queixoso.
“Votem, trabalhem, andem na linha, não usem drogas, assistam TV, sigam a moda, comprem um carro, obedeçam às leis, e os policiais.
Vivo numa democracia. E eu sou livre”.
( [ Acesso em: 30 de abril de 2015]).



Direitos Humanos e DireitosHumanos Internacionais
Hannah Arendt aponta pontos muito relevante, entre eles, de modo impecável para uns dos documentos constitucionais da era moderna “a declaração universal dos Direitos do homem e do cidadão”.
É interessante citar que a declaração dos Direitos do homem e do cidadão nasce diante da revoltante descoberta de quão longe um soberano poderia ir com sua liberdade, de apontar inimigos ede decidir seus destinos, fazer suas próprias escolhas. A ONU foi orientada desde o início para observar a sacralidade da soberania do Estado e combater sua violação vinda do exterior, definida como alto agressão.
As estruturas que se esperava instalar no espaço global para sustentar a ordem planetária não eram globais em sua natureza, porém eram internacionais. As saídas econômicas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação Econômica do Brasil
  • Formaçao social e economica do brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL
  • formacao economica do brasil
  • Formação Econômica do Brasil
  • Formação economica do brasil
  • Formação econômica do Brasil
  • formação social e econômica no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!