Formação dos Estados

Páginas: 9 (2206 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Introdução
A formação dos Estados Nacionais  aconteceu no período da história europeia compreendido na Baixa Idade Média do século XI ao XIV onde após a fracassada pretensão da Igreja de Roma de unificar o continente, os diferentes povos europeus começaram a unir-se em torno de um grande líder, que fosse mais forte que os líderes regionais para unificar as diferentes e fragmentadas regiões queformavam a "colcha de retalhos" que era o mapa europeu da época. Com essa nova configuração sociopolítica, os reis passaram a assumir um perfil próximo ao do absolutismo, que teve seu auge com Luís XIV, e através desta força do monarca, subjugando os líderes locais é que o Estado Nacional moderno como conhecemos hoje pôde surgir. Com exceção do Sacro-Império Romano Germânico  e dos EstadosItalianos, que continuaram mantendo uma estrutura medieval, ou seja, de fragmentação em mini estados dentro de uma pseudocoletividade até cerca do século XIX, toda a Europa seguiu gradualmente em direção à construção dos Estados modernos que conhecemos ainda hoje, sendo o primeiro deles Portugal, em 1140, resultado da reconquista cristã da Península Ibérica.
Importante notar que a burguesia da épocadeu o apoio decisivo para que os estados nacionais se formassem. A força de líderes locais era um obstáculo deveras negativo para o desenvolvimento do comércio trans-europeu e das atividades financeiras, já que cada senhor local estabelecia suas próprias taxas, leis e regulamentações. O poder centralizado obviamente interessava ao monarca, particularmente, pois a nova ordem trazia o seufortalecimento político, uma maior atuação administrativa e uma maior independência do poder da igreja. Assim, o rei podia livremente exercer dentro de seu reino suas convicções, ideias e valores, algo que antes da origem do Estado Nacional era impedido pela ação dos líderes regionais. Assim, é natural que tenha ocorrido uma aliança entre reis e burguesia, pois a liberdade de ação que a nova situaçãoproporcionava a ambos era extremamente vantajosa. Para a consolidação de tal realidade fazia-se necessário à formação de uma burocracia política e administrativa, bem como a de um exército nacional, obra a ser financiada pelos impostos cobrados à população, além do financiamento proporcionado por ricos banqueiros e comerciantes. Com esses importantes financiamentos, esses capitalistas pioneiros tornam-sepatronos do Estado, recebendo vantagens comerciais e alfandegárias, desse modo, uma classe apoiava-se na outra, garantindo a realidade que permitia a uma classe a existência da outra. Do outro lado, os antigos senhores feudais locais começam a formar a classe da aristocracia, que, para manter o status que, era virtualmente "sustentada" pelo monarca e pela burguesia, mantendo assim, o reino em paz,livre de conflitos internos. Tal situação transformava esses nobres numa classe abusiva, que de fato, em nada contribuía para o progresso social ou econômico do reino, vivendo à custa deste. Tal contradição no sistema social do Estado Nacional iria entrar em crise por volta do século XVIII, época da Revolução Francesa e da independência norte-americana, onde a situação de parasitismo da nobrezacausou uma situação insustentável, que drenava as riquezas do estado, mantendo a população em um estado de pobreza inaceitável, causando, enfim, a extinção do estado absolutista, com um monarca forte.
Formação de Portugal
E no século XI o território que atualmente faz parte de Portugal, do rio Mondego para o sul ainda  estava ocupado pelos Sarracenos, e desse rio para o norte pertencia ao ReiLeão. Ainda não existia a nacionalidade portuguesa, aquele século foi o de luta mais intenso entre os cristãos e os maometanos, o território ocupado pelos cristãos estava dividido em dois condados: o de Porto-Cale e o de Coimbra, e quando Afonso VI reinava em Leão, chegou à península para lutar contra os Mouros o nobre francês Henrique de Borgonha, que pelos serviços prestados na guerra recebeu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação do Estado
  • Formação do Estado
  • A formação do estado
  • Formação dos estados
  • DO ESTADO ORIGEM E FORMAÇÃO DO ESTADO
  • Formação do estado
  • Formação da república velha e a formação do estado.
  • Formação e consolidação Estado Moderno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!