Formação docente

Páginas: 24 (5818 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

RESUMO

No sentido de compreender a relação teórico-prática desenvolvida pelos professores na construção de saberes em salas de aulas, enfocamos neste estudo como tema principal a formação docente, dentro de uma perspectiva de práxis transformadora. Para atingirmos este objetivo procuramos apreender o envolvimento das teorias educacionais discutidas noscursos de formação de professor com as práticas docentes experienciadas em sala de aula. Com o propósito de refletir acerca desta temática, perguntamo-nos: Como os saberes docentes são elaborados, re-elaborados e apropriados pelo professor? Como os estudos teóricos que ocorrem nos centros de formação docente podem ser mediados na sala de aula, campo real de atuação do professor? Para responder aestes questionamentos, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente da práxis docente enquanto transformadora.

Palavra-chave: Formação Docente. Práxis. Racionalidade

INTRODUÇÃO


A sociedade atual exige, necessariamente, uma educação comprometida com mudanças e transformações sociais. Nobojo dessa sociedade encontra-se uma educação que por ser social e historicamente construída pelo homem, requer como essência no seu desenvolvimento uma linguagem múltipla, capaz de abarcar toda uma diversidade e, compreendendo dessa forma, os desafios que fazem parte do tecido de formação profissional do professor. Esta formação constitui um processo que implica em uma reflexão permanente sobre anatureza, os objetivos e as lógicas que presidem a sua concepção de educador enquanto sujeito que transforma e ao mesmo tempo é transformado pelas próprias contingências da profissão.

Nesse sentido, Pimenta (2005)

coloca que a educação, não só retrata e reproduz a sociedade, mas também projeta a sociedade desejada. Por isso, vincula-se profundamente ao processo civilizatório e humano.

Aautora complementa seu pensamento com a seguinte afirmação: enquanto prática pedagógica, a educação tem, historicamente, o desafio de responder às demandas que os contextos lhes colocam. Com o objetivo de analisar a formação docente a partir da construção social e histórica do conhecimento que necessariamente perpassa por esta formação, optamos por fazer um recorte que vai das teoriaseducacionais desenvolvidas nas universidades e institutos de formação docente às práticas desenvolvidas pelo professor na sala de aula. Em nível de práticas pedagógicas, inquietamo-nos com freqüência, no nosso percurso profissional de professor, uma problemática antiga, que se transforma em discussão, principalmente nos centros acadêmicos, somente a partir das duas últimas décadas. Esta problemáticarefere-se à dicotomia existente entre a teoria e a prática. No sentido de trazer reflexões acerca desta temática, perguntamos-nos: como os saberes docentes são elaborados, re-elaborados e apropriados pelo professor? Como as discussões, análises e reflexões que ocorrem no interior dos centros de formação profissional do professor podem ser mediadas na sala de aula, campo de atuação real do professor? Paraformar o “tecido” teórico deste artigo, no sentido de compreender o professor como profissional reflexivo e investigativo de sua prática, discutiremos esta temática à luz de teóricos nacionais como: Pimenta (2005), Freire (1997), Monteiro (2005) e internacionais como Zeichner (1993), Giroux (1986, 1988, 1997) Contreras (1997) e Vygotsky (1998), que têm se destacado através de pesquisas e estudosacerca desta temática, entre outros. Com base nesse referencial teórico, pretendemos desenvolver nossas análises no sentido de compreendermos que a formação docente é construída historicamente antes e durante o percurso profissional do professor, e que, como preconiza a abordagem sócio histórica, é também construída no social. Partindo deste princípio, podemos dizer que esta formação depende...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação docente
  • Formação docente
  • Formação de docentes
  • FORMAÇÃO DOCENTE
  • Formação docente
  • Formação Docente
  • formação de docentes
  • formação docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!