Formação do preço de venda como principal ferramenta para tomada de decisão

Páginas: 7 (1740 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉISEDUCACIONAL Leonardo Da Vinci

DÉBORA DA SILVA SOARES

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO

MARABÁ
2012

DÉBORA DA SILVA SOARES

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para conclusão do Cursode Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Marabá.

Orientador: Prof. Manuela Ikeda.

Marabá

2012

DÉBORA DA SILVA SOARES

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Marabá.

Orientador: Prof. Manuela Ikeda.MARABÁ
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01
2. OBJETIVO 02
3. JUSTIFICATIVA 03
4. METODOLOGIA 04
5. CRONOGRAMA 05
6. REFERÊNCIAS 06



1.

INTRODUÇÃO

A formação do preço de venda é utilizada por todas as empresas do mercado, pois desde que surgiu a economia, tudo o que é vendido ou negociado, necessita de um preço, ou seja, de um valor para o serviço ouproduto. O mundo cada vez mais competitivo vem exigindo das empresas uma constante busca em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que exercem, com a finalidade de obter a aceitação dos seus produtos ou serviços e desfrutar não somente de sua permanência no mercado, mas também, outros objetivos desejados.
No inicio da civilização a formação do preço de venda era considerado um fator depouca importância para a gestão empresarial, porém com o passar dos anos, verificou-se a necessidade de analisar, estudar e conhecer melhor esta ferramenta que hoje é de extrema importância para a tomada de decisões gerenciais, pois o índice de concorrência entre as empresas é muito grande.
O preço de venda é um fator essencial para a tomada de decisão, muitas empresas não apuram seus custos edespesas de maneira precisa e os preços de venda são obtidos sem planejamento. Essa prática mascara os custos e o lucro da empresa, acarretando diversos problemas como o preço de venda abaixo do real, o que diminui os lucros da empresa ou então preço de venda acima do real, deste modo inibindo as vendas. E pode ainda haver dificuldades para reduzir custos e despesas, o que poderá levar a empresa aoperar com custos e despesas mais altas do que deveria (SEBRAE, 2010).
Matins (2001) diz que os preços, na economia de mercado atual, “são decorrência dos mecanismos da oferta e procura”, ou seja, “ o mercado é o grande responsável pela fixação do preço, e não os custos de obtenção dos produtos”.
De acordo com Matins (2001) o conceito de formação do preço de venda se da a partir do mercado. Odesafio de formar preços de venda é constante, a necessidade de ajustes nos preços praticados para mais ou para menos e algo presente no dia a dia de todos os empresários.

Segundo Calderelli (2002,) “Preço de venda” – Representa o valor pelo qual é vendido um bem”.
A correta formação do preço de venda é uma questão fundamental para a sobrevivência e o crescimento auto-sustentado das empresas.Através de uma política eficiente de preços, as empresas podem atingir seus objetivos de lucro, crescimento em longo prazo, desenvolvimento da mão-de-obra e qualificação no atendimento aos clientes.
O processo de tomada de decisão está dentro do planejamento e consiste em escolher dentre as várias alternativas de caminhos ou de cursos de ação, a mais adequada para atingir os objetivos daorganização.
O processo de tomada de decisão é um fator crítico em todas as organizações, em especial as que detêm pouco conhecimento de gestão, como os pequenos varejistas. Dentro deste processo tem-se que a característica empreendedora do gestor é de fundamental relevância. http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/OGT/ogt0701.htm
2. OBJETIVOS
O objetivo geral deste trabalho é demonstrar que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de preço para a tomada de decisão
  • A FORMAÇÃO DE PREÇO COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÃO
  • Contabilidade gerencial: a formação de preço como instrumento para a tomada de decisão.
  • SPED como ferramenta para tomada de decisão
  • Ferramentas para Tomada de Decisão
  • Ferramentas tomadas de decisão
  • Ferramentas de gestão e tomada de decisão
  • FERRAMENTAS PARA TOMADAS DE DECISÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!