Formação do estado moderno e suas consequencias

Páginas: 8 (1957 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
história

Sistema de Ensino Presencial ConeCtado
história



sabrina rocha souza



Trabalho apresentado a disciplina Historia do Brasil II, História Moderna II, História da América II, Povo Cultura e Religião e Seminário IV da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR



Teixeira de Freitas - BA
2012
Teixeira de Freitas - BA
2012INTRODUÇÃO

O Estado Moderno tem em suas características a centralização administrativa, a soberania do rei, a burocracia na administração do Estado, a formação do exército nacional, delimitação das fronteiras, tributação (cobranças de impostos), exercício da violência, unificação da moeda, uniformização linguística.
O presente trabalho discute a formação do Estado Moderno e as consequências advindasdesse processo tanto para o continente europeu, como para América e África. Como exemplo trataremos  sobre algumas consequências da política econômica utilizada nesse Estado: O mercantilismo.

FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

Período marcado pela forte influência religiosa, a base econômica da Idade Média era o feudo, a economia feudal era estabelecida na agricultura, e ossenhores feudais detinham poder politico e econômico dessa sociedade. A sociedade medieval era uma sociedade hierarquizada, dividida em três classes: Clero, Nobreza e Povo.
A Idade Média é marcada pela forte religiosidade, a Igreja Católica exercia forte poder sobre o povo era controladora de vários territórios feudais.
O fim da Idade Média é marcado por guerras, reformas, revoltas camponesas e osurgimento de uma nova classe social a burguesia. Os burgueses habitavam nos burgos, praticavam o comércio atividade mal vista pelos nobres e clero.
“O usuário que adquirir um lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus que diz: “Comerás teu pão com o suor do teu rosto”. Assim o usuário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo quepertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito”.
Jacques Le Goff, nesta citação de um teólogo do século XIII mostra que os burgueses eram acusados de realizar atividades pecaminosas, que iam contra o que Deus determinava, por isso não conseguiria a salvação. Porém a partir de um tempo a burguesia passa a desempenhar um papel importante na sociedade medieval expandindo o comércio e as relaçõessociais.
Com a ascensão da burguesia a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos e o término da Revolução Francesa a Idade Média passa por uma transição. Surge então a Idade Moderna.
A Idade Moderna é marcada pela expansão marítima, reformas religiosas e pelo renascimento cultural. Entre os séculos XV e XVI, alguns países europeus descobriram novas rotas terrestres e marítimas e com elasnovas terras, povos, produtos aumentando assim a riqueza e o comércio.
Com o apoio dos burgueses, surgem as monarquias nacionais que tinham o rei como autoridade central dos Estados Monárquicos. O rei controlava as questões fiscais, jurídicas e militares do Estado, a religião ainda era preservada na Europa, e o rei monarca era tido pelo povo como um representante de Deus para com a nação.
Osburgueses perceberam que havia necessidade de uma politica centralizadora, unificadora e absolutista para estimular a segurança e estabilidade nas regiões formando assim os Estados Nacionais Modernos.
“A palavra estado vem do latim “status”, verbo stare, manter-se em pé, sustentar-se. Mas na Antiguidade Clássica, a expressão para designar o complexo político-administrativo que organizava a sociedade era“status rei pubblicae”, ou seja, situação de coisa pública, em Roma, e polis, na Grécia. Foi na Europa Moderna que surgiu a realidade política do Estado nacional. E com Maquiavel, o termo estado começou a substituir civitas, polis e res publica, passando a designar o conjunto de instituições políticas de uma sociedade de organização complexa”. (apud, SILVA Kalina Vanderlei e SILVA Maciel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação do estado moderno
  • Formaçao dos estados europeus modernos
  • Formação do estado moderno da espanha
  • Formação de estados modernos
  • formação dos estados modernos
  • ESPANHA: FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
  • O ABSOLUSTISMO E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
  • Formação e consolidação do estado moderno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!