Formação do docente na perspectiva da Inclusão

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014




FACULDADE de ADMININISTRAÇÃO, CIENCIAS, EDUCAÇÃO e LETRAS








FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO












Aluno: Jose Bonifácio R. Tavares


Marataízes, ES
2014
ASSUNTO:
Projeto de Inclusão
TEMA:
Formação Docente na Perspectiva da Inclusão
OBJETIVO GERAL 
Ressaltar que para ocorrer à inclusão verdadeiramente haja uma formação adequada atodos os professores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entender o que vem a ser um atendimento educacional especializado.
Buscar uma prática mais reflexiva para que a educação especial se aprimore cada vez mais em um atendimento especializado.  
PROBLEMA:
A inclusão surge no cenário educacional como uma nova perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, do ensinar e do aprender. Comela emergem vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer. Em meio a isso, o professor, é levado a questionar-se sobre os saberes necessários para trabalhar com crianças com necessidades educacionais especiais, considerando que não dispôs de formação para tal.
Com isso, aprender a trabalhar com a inclusão é um desafio para os docentes e para escola de modo geral, que necessitam criarmeios para aprender a trabalhar nessa perspectiva. Assim, o professor, cuja função é ensinar, tem também a necessidade de aprender.
Aprender é adquirir conhecimentos, construir saberes que são ferramentas para desenvolver seu trabalho. O professor vai aprendendo a ensinar enfrentando cotidianamente diversas situações que lhe possibilitam construir tais ferramentas (TARDIF, 2002).

JUSTIFICATIVA
Ainclusão é a novidade que veio para nos fazer pensar que não estamos prontos, formados, e que sempre temos algo para aprender. Ser professor implica compreender que precisamos aprender mais e mais, e que podemos estar sempre aprendendo.
A aprendizagem, assim como a formação é um processo que se estende por toda vida. Da mesma forma, a docência implica aprendizagem permanente, na qual o professorvai estruturando seus saberes e alicerçando sua carreira.
A formação é permanente, se faz de diversas formas e em diferentes lugares, tendo assim um sentido mais amplo, abrangendo toda a vida. Um dos aspectos mais evidenciado como possível obstáculo para a inclusão efetiva de crianças com deficiência na rede regular de ensino, é a falta de preparo dos professores e, especificadamente, a falta deuma formação fundamentada nos pressupostos da educação inclusiva.
Se a inclusão escolar traz um novo paradigma de educação, é imprescindível que a formação dos professores também seja direcionada nessa perspectiva. Como o professor pode ter uma prática inclusiva, se no seu processo de formação profissional não teve contato e não foi sensibilizado a respeito dessa nova maneira de se pensar asdiferenças?
 
 A formação diferenciada para professores de uns e professores de outros somente vem reforçar o modelo capitalista de produção baseado na eficiência, na seleção dos melhores e na exclusão social de muitos e fundado em visão “desfocada” da realidade e do indivíduo, estamos assim, correndo o risco de estar institucionalizando a discriminação já no ponto de partida da formação dosprofessores, e negando, portanto, o princípio de “integração”, não só do deficiente na rede regular de ensino, como também do profissional da educação na realidade educacional existente- não só nas escolas, mas também classes especiais, instituições especializadas etc. Estamos negando a esses profissionais o privilégio e o desafio de conviver com adiferença.                                                                                                                              
(CARTOLANO, 1998, p. 38)

 
Dessa maneira a formação diferenciada tem contribuído para reforçar a exclusão, delegando a alguns um saber específico, que por sua vez é destinado a instituições específicas, separadas do contexto social. Houve uma institucionalização da exclusão no atendimento às pessoas com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação do docente e a inclusão
  • Formação docente na perspectiva histórico-cultural
  • Práticas Pedagógicas. Profissão Docente e Formação – Perspectivas Sociológicas
  • A interdisciplinaridade e a formação docente no programa de educação à distância da uft: o curso de biologia em...
  • A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
  • formação docente
  • Formação docente
  • Formação docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!