FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO EM CRIANÇAS

Páginas: 23 (5648 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013
 DÉBORA REIS; ELIZABETH SCALZO; TACYANE GUIMARÃES







TRABALHO FINAL – SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
TEMA: FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL






UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FAE
DISCIPLINA: Fundamentos Metodológicos do Ensino da Matemática I
PROFESSORA: Gláucia Vieira
Belo Horizonte
2013

SUMÁRIOINTRODUÇÃO............................................................................................ 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................... 4
SEQUENCIA DAS ATIVIDADES.............................................................. 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................... 17
REFERÊNCIAS............................................................................................ 19

















INTRODUÇÃO
Uma questão que nos instigou ao discutirmos sobre que tema abordar no trabalho final desta disciplina foi : O que fazer para ajudar os nossos estudantes pequenos a desenvolver estruturas mentais que possibilitem a construção do número, já que estão cada vez maiscedo chegando à escola?
A proposta do ensino da Matemática na educação e infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental leva em consideração tanto a alfabetização como a socialização, que proporcionarão à criança condições de garantir seus direitos e de exercer seus deveres, junto à comunidade à sua volta e ao mundo que a cerca. Proporcionará também ao educando condições para desenvolver suacapacidade/habilidade de comunicar, interpretar as informações disponíveis à sua volta, aprendendo a ouvir, argumentar e defender suas ideias.
Ao pensar na proposta deste trabalho, buscamos entender como essas atividades devem ser planejadas considerando :
a) Os aspectos pedagógicos
b) Os pressupo9stos curriculares da alfabetização matemática
c) Os aspectos didáticos e a comunicação
d) Osaspectos do desenvolvimento cognitivo e social da criança
A Educação Infantil, considerada como a primeira etapa da educação básica afirma-se socialmente como um nível de educação e ensino e é responsável pela formação e desenvolvimento integral da criança. Esta educação pressupõe a criação de um ambiente intelectual e afetivo com situações e experiências diversificadas que contribuem para que ascrianças interajam com o meio físico e o social. Os conhecimentos nessa interação desencadeiam aprendizagens significativas e diferenciadas.
Quanto ao processo pedagógico para a Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998), trouxe aos educadores um conjunto de princípios cujo eixo educacional traduz-se como bom processo educativo na pré-escola. Nestedocumento um dos eixos é o da Matemática, o que justifica a importância desta área, na qual o educador vá direcionar sua ação educativa para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático. Para que isto seja possível, o professor deve conhecer como as crianças desenvolvem o pensamento matemático e como estas comunicam ao mundo que as rodeia quando falam a sequência de números e contam. Oconhecimento de como a criança constrói o conceito de número é fundamental para que os educadores possam planejar a sua intervenção educativa com estratégias e atividades que favoreçam esta construção e tornem o número significativo para o contexto na qual estão inseridas.
É importante compreender a criança como sujeito cognoscente e social, bem como os objetivos do ensino formal da matemática e apossibilidade de se criar uma ponte entre a escola e o mundo. O ensino deve ser pois uma atividade planejada que leva em contra as capacidades/habilidades a serem desenvolvidas pelo educando e a abrangência dos procedimentos e das práticas que contribuirão para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
O sistema numérico tornou-se um instrumento cultural central em nossas sociedades, o qual a criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a criança e o número
  • A criança e o número
  • A criança e o numero
  • A criança e o numero
  • A criança e o número
  • A criança e o numero
  • Criança e o numero
  • A criança e o número

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!