FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Páginas: 17 (4052 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014
FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

RESUMO

A presente pesquisa pretende relatar a experiência de uma escola do município de Mogi das Cruzes que implantou o programa “Escola de Tempo Integral”, no ano de 2009, na formação integral de cidadãos. Utilizamos uma breve explanação sobre a democratização do ensino, quais os parâmetros legais para a proposta estudada e os relatos dessaexperiência em Mogi das Cruzes. As observações foram analisadas à luz do pensamento e estudos de Moacir Gadotti e Angela Antunes, além de outros colaboradores do assunto em questão. O foco será na análise das atividades desenvolvidas no projeto e na relevância do mesmo na vida futura dos alunos, para averiguar se a permanência na escola por nove horas diárias isola ou afasta da vulnerabilidadesocial a que estão sujeitas. Acreditamos que conseguiremos ilustrar as contribuições benéficas do programa aos alunos que a ele tem acesso.

Palavras-chave: escola de tempo integral – formação do cidadão – vulnerabilidade social

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa objetiva apresentar reflexão acerca das ações desenvolvidas na escola de tempo integral para a construção de um cidadãoparticipativo.
Com isso, queremos descobrir quais são as competências desenvolvidas pelos educandos quando os mesmos têm acesso a diferentes atividades lúdicas, desportivas e culturais – além dos conhecimentos instituídos nas Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica, verificando-se a preocupação da formação integral, mediante ações integralizadas. É a visão de sujeito-cidadão, capaz deempreender (propor-se a fazer) e transformar. A visão de sujeito empreendedor também faz parte do desenvolvimento curricular dos educandos do sistema municipal de ensino.
Diante da exposição acima, haverá o relato de experiências vividas em diferentes esferas da escola em questão: CEMPRE Drª Ruth Cardoso, projeto pioneiro de Educação em Tempo Integral no município de Mogi das Cruzes.
A escola foiinaugurada em 2009 e iniciou suas atividades com turmas finais de Educação Infantil e turmas da série inicial do Ensino Fundamental. Nossa visão era no âmbito pedagógico, com o privilégio de lecionar para os dois níveis e conhecer todo o corpo docente.
Já em 2010 aconteceu o convite para compor a equipe gestora, na função de vice-diretora da Unidade Escolar, podendo desde então acompanhar arotina escolar também com visão e comportamento gestor.
Em 2011, nossa instituição sofreu um “inchaço” com a chegada de alunos de outra instituição vizinha que fora municipalizada. Foram 5 turmas da série final do Ensino Fundamental que chegaram após todo o planejamento para o ano. Não esperávamos esses alunos nem pedagógica, nem estrutural, nem financeiramente. Tínhamos um desafio muito grande pelafrente; encarar aqueles alunos sobre os quais não tínhamos informações, como potenciais cidadãos participativos em construção.
Nesse sentido, o problema de pesquisa se deu a partir de questionamentos acerca da eficácia do Programa de Escola em Tempo Integral na promoção de diferenças na vida futura dos alunos, se as ações desenvolvidas na escola são capazes de construir um cidadão participativoe até que ponto o tempo que os educandos ficam na escola realmente os isola ou os afasta da vulnerabilidade.
Assim, juntamente com o relato de experiências desses primeiros anos de projeto, faz-se necessária uma pesquisa bibliográfica específica do tema, para encontrarmos fundamento teórico às ações desenvolvidas e seus reflexos na sociedade participativa.
Além disso, analisaremos os efeitosocasionados pela redemocratização do ensino, bem como a atual sociedade da informação que incide no novo paradigma da prática educativa. Tal retomada histórica surgirá como uma justificativa para a análise de ordenamentos no quadro político, social e conseqüentemente educacional, visto a educação estar inserida em um projeto de sociedade e fazer parte dela.
Acreditamos que o estudo proporcionará...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da escola na formação do cidadão
  • O trabalho na escola e formação do cidadão
  • Escola de tempo integral
  • Escola de tempo integral
  • O cotidiano da escola em tempo integral
  • Escola de Tempo Integral
  • escola em tempo integral
  • Escola de Tempo integral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!