Formação de profissional em educação física

Páginas: 14 (3405 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS












ROGERIO FERNANDES DE OLIVEIRA





















Trabalho docente versus formação: em busca da formação humana para o professor de Educação Física








































______________________________________________________________________
Dourados2011





UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS












ROGERIO FERNANDES DE OLIVEIRA



















Trabalho docente versus formação: em busca da formação humana para o professor de Educação Física



























Artigo apresentado à disciplina Docência do Ensino Superior,do Curso de Pós Graduação em Educação Física Escolar e Saúde.
Profª. Drª. Rosemeire Messa de Souza Nogueira


______________________________________________________________________
Dourados
2011

Trabalho docente versus formação: em busca da formação humana para o professor de Educação Física

Rogério Fernandes de Oliveira

Resumo: Este artigo tem porobjetivo refletir sobre a construção de uma formação humana para a docência em Educação Física. Como se dá o trabalho do docente na sociedade capitalista. A partir de reflexões e análises obtidas por meio de estudo bibliográfico de livros e artigos relacionados com a disciplina Docência do Ensino Superior observa-se que o trabalho do professor na sociedade capitalista é desvalorizado, pois não oconsidera como um produtor de capital diretamente. O professor de Educação física deve promover aos indivíduos participantes de uma aula a possibilidade de vivencia da cultura corporal de exercícios, de forma crítica e emancipatória. Além disso, a formação docente remete a uma estrutura de dois séculos, com disciplinas sendo trabalhadas isoladamente. Para concluir, verifica-se que a Educação Físicadeve estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola e com embasamento em uma concepção pedagogia da área.


Palavras-chave: Educação Física; Formação Humana; Educação.

Introdução


Este artigo tem por objetivo refletir sobre a construção de uma formação humana para a docência em Educação Física. Como se dá o trabalho do docente na sociedade capitalista. A partir dereflexões e análises obtidas por meio de estudo bibliográfico de livros e artigos relacionados com a disciplina Docência do Ensino Superior. O estudo compreendeu leituras das obras de Anastasiou (2004), Costa (2005), Freire (1987), Lopes (1999), Nascimento (2006), Sadi (2005), Taffarel e Junior (2010), Tardif (2008) e Veiga (1995).
O trabalho docente na sociedade capitalista reflete osinteresses dos poderes econômicos sobre a ação docente, com intuito de garantir sua estabilidade e controlar por meio de leis e diretrizes o trabalho do professor. Assim, o professor de educação Física também está incluído, desde a sua formação inicial.
Para que sua abordagem supere as imposições do estado, o professor deve adotar um estudo crítico, que confronte a realidade e apresente ascontradições desta, a fim de promover uma Educação para a humanização.
Para Freire (1987), “a finalidade da educação é a humanização dos homens. A humanização é um processo de libertação que ocorre historicamente na práxis. A práxis é a reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo...”
A práxis da qual Paulo Freire se refere, está relacionada diretamente ao fazerdocente do professor. Uma atuação que apresente unidade, contradição, movimento e relação.


1 O trabalho docente na sociedade capitalista

Na sociedade capitalista, os professores não são considerados produtores, pois não produz capital diretamente. Por meio do conhecimento, produzem o capital de forma indireta. Assim, esse conhecimento pode servir para manter a estrutura do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA BAHIA: O PERCURSO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • a formação do profissional de educação infantil
  • a formação do profissional de educação infantil
  • a formação do professor para a educação profissional
  • Formação e valorização dos profissionais da educação
  • Resumo: Perspectiva para a formação profissional em Educação Física: o SUS como horizonte de atuação
  • RESUMO FORMAÇÃO ACADÊMICA E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO LAZER
  • O PAPEL DOS MILITARES NO DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!