Formação de professores universitários: múltiplas competências1

Páginas: 21 (5021 palavras) Publicado: 23 de julho de 2012
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: múltiplas competências1
Márcia Andréia Nunes Chaves (especialista em Docência do Ensino Superior, pela faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão - FACEMA)
Marcos Aurélio de Araújo Alves (Orientador do presente artigo)

RESUMO Ao longo da trajetória histórica da educação, a figura do professor tem se modificado a cada cenário social, político,econômico e educativo pela qual passa a educação brasileira, exigindo deste educador novas competências para exercer o trabalho docente. O presente estudo tem como foco central a discussão referente à questão da Formação Universitária, enfatizando o papel do professor como transformador no ensino superior de hoje, bem com as competências que lhes são requeridas nesse novo contexto identificado comopós-moderno. Contudo, formar um profissional hoje, não é simplesmente dotá-lo de conhecimentos e habilidades, mais sim levá-lo a desenvolver competências, as quais deverão impulsionar o fazer docente universitário.

Palavras-chave: Formação. Professor Universitário. Competências.

ABSTRACT Along the historical path of education, the figure of the teacher has changed every social setting, political,economic and education through which runs the Brazilian education, demanding new skills for educators teaching exercise. The present study has as its central focus the discussion on the question of University Education, emphasizing the role of teacher as transformative in higher education today, and with the necessary skills are required in this new context identified as postmodern. However,training professionals today is not simply provide it with knowledge and skills, but rather take you to develop skills, which should boost to university teaching.

Key-words: Formation. University professor. Competencies.

1. INTRODUÇÃO

Os últimos anos têm-se caracterizado por um processo científico e tecnológico, o que atingiu a sociedade em geral, levando esta ao desenvolvimento e à revoluçãoque a cada dia é influenciada pelos os efeitos da globalização. Diante desse cenário, a concepção de docência universitária vem sofrendo alterações, o que pode ser observado no plano da capacitação da área de conhecimento. Assim, essa nova sociedade requer um profissional competente. De acordo com o dicionário informal, a competência é definida como a capacidade de mobilizar conhecimentos,valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Na área educacional esse profissional deve possuir um maior nível de escolarização e de

1 Artigo Científico apresentado à Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, como requisito para obtenção de título de Especialista em Docência do Ensino Superior. 2 Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Vale do Itapecuru –FAI/MA. 3 Orientador do presente artigo. Pedagogo. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. MBA em Gestão Acadêmica e Universitária. Mestre em Ciências da Educação.

melhor qualidade, que faça uso das tecnologias de informações na sua docência e acima de tudo que domine o conhecimento contemporâneo, manejando-o para a resolução de problemas. O conhecimento é um processo dinâmico, queacompanha a vida humana, sendo um guia para a ação. Um dos objetivos da pós-graduação é formar profissionais provenientes de diferentes campos de conhecimento para o exercício da docência no ensino superior, tendo como fio condutor a interação entre os princípios científicos e éticos, em consonância com a práxis pedagógica e científica. Nesse cenário, considerando a expressiva expansão do acesso aoensino superior, na contemporaneidade o docente deve reestruturar suas práticas, fazendo uso de novas competências e habilidades, com vistas à formação de um indivíduo criativo, ético e crítico, capaz de adaptar-se às novas demandas dos processos acadêmicos. Para Pimenta (2006) o ensino como matriz de referência para a construção do conhecimento e, por sua vez, como um ponto de grande relevância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação continuada do professor universitário
  • A formação do professor universitário
  • Formação de professores universitários
  • Formação didático-pedagógica do professor universitário: uma necessidade?
  • o paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários
  • QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
  • Professor universitário
  • Professor universitario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!