FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Páginas: 19 (4568 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA




Resumo


Este artigo apresenta a importância de repensar à formação do professor, e, diante disto surge à necessidade de refletir qual a responsabilidade que a mesma tem na atual situação educacional Brasileira. O trabalho docente ao longo dos anos vem ganhando um novo significado, adquirindo novos paradigmas, novasconcepções. O grande desafio dos professores atualmente é tentar assumir uma nova dimensão da sua prática pedagógica. No entanto, é necessário que os processos de formação docente acompanhem na prática os avanços ocorridos teoricamente.
Palavras-chave: formação docente pratica pedagógica, teoria.


















INTRODUÇÃO
A formação docente bem como os desafios entre teoriae a prática, são as temáticas centrais deste artigo. Desta forma o presente trabalho foi elaborado a partir do conhecimento construído através de pesquisas de teorias e revisões bibliográficas, pesquisas na internet e do aprendizado adquirido ao longo da formação e atuação docente.
A educação é um processo histórico e universal que procura reafirmar a condição do homem como um ser que sedistingue de todos os outros, no conjunto da natureza. Atualmente a sociedade exige uma educação de qualidade comprometida com mudanças e transformações sociais.
“A educação não pode se divorciar de seu destino, de seu objetivo: o homem e o mundo. A visão sistêmica, não fragmentada do homem, corpo-mente-espírito, não pode ser seccionada. A educação não pode se contentar com objetivos limitados a partesdessa unidade, não pode endereçar seus objetivos apenas para situar o homem no mundo material. Somos uma totalidade; então a educação no mundo deve voltar-se para a totalidade.” (Hannas Pereira).
Diante disto, é tarefa da educação lidar não somente com os instrumentos essenciais da aprendizagem, leitura, escrita e cálculo, mas com conteúdos educativos como valores e atitudes, bem como com aelaboração e pensamentos autônomos e críticos. A finalidade da educação neste contexto é principalmente, a formação do caráter e não somente o conhecimento livresco.
A profissão docente passa por várias dificuldades, encontradas diariamente no ambiente escolar. Assim é indiscutível a importância que a formação continuada tem, para a educação infantil, e que a mesma seja pautada em uma concepção maiscritica e reflexiva, buscando uma transformação educativa e social no qual o docente pense, execute e avalie seu trabalho.
Atualmente boa parte das discussões a respeito da educação não está relacionada somente no acesso do aluno à escola, e sim de sua permanência na mesma, pois o processo de ensino aprendizagem depende em boa parte da atuação docente. A formação de professores, seus desafios edilemas são indispensáveis, quando se fala em profissão docente. São de fundamental importância para a prática educativa, questões que envolvam a compreensão da natureza e do desenvolvimento humano e sua relação com a educação. Durante muito tempo a formação docente não foi uma das questões que merecesse atenção, principalmente da primeira fase do ensino fundamental, bem como, não era exigidoqualificação especifica. Conforme, Damis (2002, p.102):
“Para lecionar uma disciplina no nível secundário predominou por vários anos, a exigência de, se possível, tê-la estudado em nível mais alto ou no próprio nível – mas houve época em que nem mesmo essa exigência era cumprida, e a única condição para o exercício da docência no ensino primário e secundário era a de não ter sido condenado por nenhumcrime infamante”.
Porém também era necessário saber ler e escrever corretamente. No entanto hoje a formação docente se mostra como um dos grandes desafios, que envolve o futuro da educação. Desta forma o desenvolvimento de uma consciência critica a respeito da teoria e da prática, é o diferencial capaz de conduzir as mesmas rumo a uma nova práxis, tornando o exercício da docência uma ação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de professores desafios entre a teoria e a prática
  • Formação de professores: desafios entre a teoria e a prática.
  • A formação de professores de biologia: desafios entre a pratica e teoria
  • Formação docente: desafios entre a teoria e a prática
  • A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
  • Formação continuada de professores: focalizando a relação teoria-prática
  • O papel do professor de biologia desafios entre a teoria e a pratica
  • FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: Ser professor ou ser educador? Eis a razão!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!