Formação de Professores da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 28 de março de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
INTRODUÇÃO
A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente os cursos de Licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade deformar esse profissional para a docência na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, conforme instituída na LDBN/96 e nas DCNs
Se quisermos considerar sua formação, podemos afirmar que ela se confunde com a história da educação. É no emaranhado das políticas públicas, com os ideais de homem exigidos pela sociedade em cada momento histórico que se forja o perfil daprofessora e do professor, no nosso caso, de zero a dez anos.
A formação de professores é tema constante nos debates sobre a crise da educação no Brasil, ora sendo apontada como responsável pela inconsistência dos resultados de aprendizagem,ora emergindo como elemento estratégico a ser focado para que se implementem melhorias na educação.

DESENVOLVIMENTO
Os profissionais que exercematividades administrativas e as pedagógicas da educação infantil (crianças de 0 a 3- creche; 4-5 pré-escola ) e anos iniciais do Ensino Fundamental( 1º ao 5º ano), que integram o sistema de ensino da Educação Básica, são formados atualmente pelo curso universitário de Pedagogia, com a preservação dos direitos adquiridos na forma da lei aos profissionais qualificados pelos cursos de formação domagistério de segundo grau (ensino médio).
A formação do pedagogo vem acompanhada de várias batalhas. Há muita dificuldade desse profissional assumir a coordenação ou direção de algumas unidades escolares e, por vezes, encontramos profissionais de outras áreas pedagógicas atuando num espaço que deveria ser exclusivamente ocupado por pedagogos.
Não é uma profissão regulamentada,não possuicódigo de ética,não tem sindicato próprio,sua identidade vem a ser emprestada da docência,todos acham que ser pedagogo é só dar aula, porém é uma profissão que o prepara para atuar em empresas, hospitais, escolas, sistemas escolares.pode-se trabalhar em várias áreas de conhecimento.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEGUINDO A TRILHA DA HISTÓRIA
A formação do professor tem uma história, portanto,tem passado, vive o presente e busca levantar algumas perspectivas para o futuro. Desde o século XIX até meados de 1930, a formação do professor acontecia na Escola Normal (curso de professores de professores pra Ed. Infantil e séries iniciais do ensino fundamental dado em nível de ensino médio).
Na década de 1930, a figura da escola normal, foi sendo substituída pelos Institutos de Educaçãoem que a formação do professor primário dava-se em dois anos, contendo tanto as disciplinas tradicionalmente conhecidas como Fundamentos (pra entender) e as Metodologias de Ensino ( pra aprender a fazer).
E é neste contexto, a partir dos Institutos de Educação que surge o Curso de Pedagogia , a graduação em Pedagogia ,primeiro foi um curso superior de Formação de Professores, criado em 1935quando a escola de professores foi incorporada a Universidade do Distrito Federal, esta Universidade passou a conceder “Licença Magistral” para aqueles que obtivessem na universidade “Licença Cultural” então nosso diploma era apenas uma licença para docência. . Com a extinção da UDF, em 1939, a escola voltava a ser integrada ao Instituto de Educação.fazendo o caminho de volta.
Nos anos60 determinou-se o currículo mínimo do Curso de Bacharelado em Pedagogia. O Bacharel em Pedagogia era preparado para ocupar cargos técnicos da educação; e licenciado para ir para sala de aula desempenhar a função docente. (hoje fazemos Licenciatura em Pedagogia), porque é um processo de formação de professores.
Em seguida veio o Parecer CFE nº. 292/62, o qual regulamentava que, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!